Logotipo do repositório
 

Publicação:
Desenho brasileiro: quatorze artistas contemporâneos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Rampazzo, Loris Graldi

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Esta pesquisa visa compreender como o desenho brasileiro em sua trajetória entre o século XX ao século XXI, ganhou autonomia e visibilidade como obra plástica, com a chegada da abstração ao Brasil na década 1950, por meio das principais exposições realizadas em São Paulo, que abordaram o assunto. Para isso, a pesquisa foi dividida em quatro momentos : a) Panorama histórico do desenho, no Brasil, desde a academia à liberdade de categorias de gêneros na década de 1950. 2) Estudo do desenho como meio autônomo de expressão e sua incursão ao espaço comum na década de 1965 a 1995. 3) Desenhos abstratos de quatro artistas contemporâneos na década de 1999. 4) Os sinais do fazer nos desenhos de dez artistas contemporâneos na década de 2003.

Descrição

Palavras-chave

Desenho brasileiro - Séc. XX, Artistas brasileiros - Séc. XX, Artistas contemporâneos, Dessin brésilien, Dessin contemporain

Idioma

Português

Como citar

RAMOS, Adriana Sottomaior Ramos e. Desenho brasileiro: quatorze artistas contemporâneos. 2006. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação