Publicação:
Intervention program efficacy for spelling difficulties

dc.contributor.authorSampaio, Maria Nobre
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:32Z
dc.date.available2015-02-02T12:39:32Z
dc.date.issued2014-06-01
dc.description.abstractOBJECTIVE:To develop an intervention procedure for spelling difficulties and to verify the effectiveness of the intervention program in students with lower spelling performance.METHOD:We developed an intervention program for spelling difficulties, according to the semiology of the errors. The program consisted of three modules totaling 16 sessions. The study included 40 students of the third to fifth grade of public elementary education of the city of Marilia (SP), of both genders, in aged of eight to 12 years old, being distributed in the following groups: GI (20 students with lower spelling performance) and GII (20 students with higher spelling performance). In situation of pre and post-testing, all groups were submitted to the Pro-Orthography.RESULTS:The results statistically analyzed showed that, in general, all groups had average of right that has higher in post-testing, reducing the types of errors second semiologycal classification, mainly related to natural spelling errors. However, the results also showed that the groups submitted to the intervention program showed better performance on spelling tests in relation to not submitted.CONCLUSION:The intervention program developed was effective once the groups submitted showed better performance on spelling tests in relation to not submitted. Therefore, the intervention program can help professionals in the Health and Education to minimize the problems related to spelling, giving students an intervention that is effective for the development of the spelling knowledge.en
dc.description.abstractOBJETIVO: Elaborar um procedimento de intervenção para as dificuldades ortográficas e verificar a eficácia do programa de intervenção em escolares com desempenho ortográfico inferior. MÉTODO: Foi elaborado um programa de intervenção para as dificuldades ortográficas segundo a semiologia dos erros. O programa foi composto por três módulos, totalizando 16 sessões. Participaram deste estudo 40 escolares do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental público da cidade de Marília (SP), de ambos os gêneros, na faixa de oito a 12 anos de idade, sendo distribuídos nos seguintes grupos: GI (20 escolares com desempenho ortográfico inferior) e GII (20 escolares com desempenho ortográfico superior). Em situação de pré e pós-testagem, todos os grupos foram submetidos à aplicação do Pró-Ortografia. RESULTADOS: Os resultados analisados estatisticamente evidenciaram que, de maneira geral, todos os grupos apresentaram médias de acertos que se tornaram superiores na pós-testagem, diminuindo os tipos de erros segundo a sua classificação semiológica, principalmente relacionada aos erros de ortografia natural. No entanto, os resultados também mostraram que os grupos submetidos à intervenção registraram melhor desempenho em relação aos não submetidos. CONCLUSÃO: O programa de intervenção elaborado foi eficaz uma vez que os grupos submetidos a ele apresentaram melhor desempenho nas provas ortográficas em relação aos não submetidos. Portanto, o programa de intervenção pode auxiliar profissionais da área da Saúde e da Educação a minimizar os problemas relacionados à ortografia, proporcionando aos escolares intervenção eficaz para o desenvolvimento do conhecimento ortográfico.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculty of Philosophy and Sciences
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculty of Philosophy and Sciences
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent183-192
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/201420140374
dc.identifier.citationCoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 26, n. 3, p. 183-192, 2014.
dc.identifier.doi10.1590/2317-1782/201420140374
dc.identifier.fileS2317-17822014000300183.pdf
dc.identifier.issn2317-1782
dc.identifier.scieloS2317-17822014000300183
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114444
dc.language.isoeng
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartofCoDAS
dc.relation.ispartofsjr0,267
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectReabilitaçãopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEscrita manualpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectRehabilitationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectSpellingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectTeachingen
dc.titleIntervention program efficacy for spelling difficultiesen
dc.title.alternativeEficácia do programa de intervenção para dificuldades ortográficaspt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2317-17822014000300183.pdf
Tamanho:
219.42 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções