Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Práticas pedagógicas inclusivas nos princípios do DUA: roteiro formativo para professores do AEE e da sala comum

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Barros, Daniela Melaré Vieira

Coorientador

Pós-graduação

Educação Inclusiva - FCT 33004129069P9

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Recurso educacional

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este Recurso Educacional apresenta resultados da pesquisa “Contribuição do Desenho Universal para a Aprendizagem nas Estratégias Didático-Pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado”, desenvolvida no curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI/UNESP). Destina-se a profissionais da educação básica interessados no AEE, oferecendo um estudo autoformativo e de livre acesso, com linguagem clara e acessível. Organizado em quatro temas — (1) DUA e Inclusão Escolar; (2) Conceitos de AEE e DUA; (3) Conexões entre Apoios e Princípios; e (4) Estratégias Práticas —, o material visa apoiar a construção de práticas pedagógicas inclusivas, reconhecendo as potencialidades dos estudantes e fortalecendo metodologias aplicadas à educação especial.

Resumo (inglês)

This educational resource presents the results of the research “Contribution of Universal Design for Learning in Didactic-Pedagogical Strategies in Specialized Educational Assistance”, developed within the Postgraduate Program in Inclusive Education (PROFEI/UNESP). It is aimed at basic education professionals interested in Specialized Educational Assistance (SEA), offering a self-training, freely accessible study with clear and straightforward language. Organized into four topics — (1) UDL and School Inclusion; (2) Concepts of SEA and UDL; (3) Connecting Supports and Principles; and (4) Practical Strategies — the material seeks to support the development of inclusive teaching practices, recognizing students’ potential and strengthening methodologies applied in special education.

Descrição

Orientadora Profª. Dra. Daniela Melaré Vieira Barros Elaboração Profª. Elizia Cintra Lima Design e projeto gráfico Guilherme Pantaleão Albano GPA Design

Palavras-chave

Desenho universal para aprendizagem, Educação inclusiva, Formação de professores, Aprendizagem, Práticas pedagógicas inclusivas, Universal design for learning, Inclusive education, Teacher training, Learning, Inclusive pedagogical practices

Idioma

Português

Citação

LIMA, Elizia Cintra. Práticas pedagógicas inclusivas nos princípios do DUA: roteiro formativo para professores do AEE e da sala comum. Orientador: Daniela Melaré Vieira Barros. 2025. 76 f. Recurso Educacional (Mestrado profissional em Educação Inclusiva) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências e Tecnologia
FCT
Campus: Presidente Prudente


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação