Práticas pedagógicas inclusivas nos princípios do DUA: roteiro formativo para professores do AEE e da sala comum
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Barros, Daniela Melaré Vieira 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Inclusiva - FCT 33004129069P9
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Recurso educacional
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este Recurso Educacional apresenta resultados da pesquisa “Contribuição do Desenho Universal para a Aprendizagem nas Estratégias Didático-Pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado”, desenvolvida no curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI/UNESP). Destina-se a profissionais da educação básica interessados no AEE, oferecendo um estudo autoformativo e de livre acesso, com linguagem clara e acessível. Organizado em quatro temas — (1) DUA e Inclusão Escolar; (2) Conceitos de AEE e DUA; (3) Conexões entre Apoios e Princípios; e (4) Estratégias Práticas —, o material visa apoiar a construção de práticas pedagógicas inclusivas, reconhecendo as potencialidades dos estudantes e fortalecendo metodologias aplicadas à educação especial.
Resumo (inglês)
This educational resource presents the results of the research “Contribution of Universal Design for Learning in Didactic-Pedagogical Strategies in Specialized Educational Assistance”, developed within the Postgraduate Program in Inclusive Education (PROFEI/UNESP). It is aimed at basic education professionals interested in Specialized Educational Assistance (SEA), offering a self-training, freely accessible study with clear and straightforward language. Organized into four topics — (1) UDL and School Inclusion; (2) Concepts of SEA and UDL; (3) Connecting Supports and Principles; and (4) Practical Strategies — the material seeks to support the development of inclusive teaching practices, recognizing students’ potential and strengthening methodologies applied in special education.
Descrição
Orientadora
Profª. Dra. Daniela Melaré
Vieira Barros
Elaboração
Profª. Elizia Cintra Lima
Design e projeto gráfico
Guilherme Pantaleão Albano
GPA Design
Palavras-chave
Desenho universal para aprendizagem, Educação inclusiva, Formação de professores, Aprendizagem, Práticas pedagógicas inclusivas, Universal design for learning, Inclusive education, Teacher training, Learning, Inclusive pedagogical practices
Idioma
Português
Citação
LIMA, Elizia Cintra. Práticas pedagógicas inclusivas nos princípios do DUA: roteiro formativo para professores do AEE e da sala comum. Orientador: Daniela Melaré Vieira Barros. 2025. 76 f. Recurso Educacional (Mestrado profissional em Educação Inclusiva) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.

