Publicação: O efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisão
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Hiraga, Cynthia Yukiko 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A atividade física pode ter impacto positivo sobre o desempenho acadêmico das crianças. A prática da atividade física leva ao esforço físico que produz uma série de efeitos neurobiológicos e psicológicos. A questão norteadora aqui é se a atividade física beneficia de alguma forma o desempenho acadêmico das crianças. O presente estudo tem como objetivo sintetizar as evidências científicas sobre os efeitos da atividade física e o desempenho acadêmico em crianças. O presente trabalho se dedicou a examinar estudos que utilizaram a técnica de revisão sistemática e/ou meta-análise para compreender a relação entre atividade física e desempenho acadêmico de estudos publicados de 2016 a 2021. A base de dados Web of Science pertencente a Clarivate Analytics, uma das maiores bases de dados do mundo, com revistas científicas indexadas, serviu para o trabalho de busca. Dos artigos selecionados observou-se que a maioria dos resultados trouxe resposta pouco significativa para desempenho acadêmico onde se acredita ser necessário maior aprofundamento no tipo específico de atividade, tempo e intensidade ideal para que se alcance resultados mais expressivos no desempenho acadêmico
Resumo (inglês)
Physical activity can have a positive impact on children's academic performance. The practice of physical activity leads to physical effort that produces a series of neurobiological and psychological effects. The guiding question here is whether physical activity in any way benefits children's academic performance. This study aims to synthesize scientific evidence on the effects of physical activity and academic performance in children. The present work was dedicated to examining studies that used the technique of systematic review and/or meta-analysis to understand the relationship between physical activity and academic performance in studies published from 2016 to 2021. The Web of Science database belonging to Clarivate Analytics , one of the largest databases in the world, with indexed scientific journals, served for the search work. Of the selected articles, it was observed that most results brought little significant response to academic performance, where it is believed that greater depth is needed in the specific type of activity, time and ideal intensity to achieve more expressive results in academic performance
Descrição
Palavras-chave
Atividade física, Desempenho escolar, Aptidão física, Criança, Physical activity, Academic achievement, Physical fitness, Children
Idioma
Português