Logotipo do repositório
 

Publicação:
O efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisão

dc.contributor.advisorHiraga, Cynthia Yukiko [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Camila de Souza da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-02-11T14:26:42Z
dc.date.available2022-02-11T14:26:42Z
dc.date.issued2022-01-14
dc.description.abstractA atividade física pode ter impacto positivo sobre o desempenho acadêmico das crianças. A prática da atividade física leva ao esforço físico que produz uma série de efeitos neurobiológicos e psicológicos. A questão norteadora aqui é se a atividade física beneficia de alguma forma o desempenho acadêmico das crianças. O presente estudo tem como objetivo sintetizar as evidências científicas sobre os efeitos da atividade física e o desempenho acadêmico em crianças. O presente trabalho se dedicou a examinar estudos que utilizaram a técnica de revisão sistemática e/ou meta-análise para compreender a relação entre atividade física e desempenho acadêmico de estudos publicados de 2016 a 2021. A base de dados Web of Science pertencente a Clarivate Analytics, uma das maiores bases de dados do mundo, com revistas científicas indexadas, serviu para o trabalho de busca. Dos artigos selecionados observou-se que a maioria dos resultados trouxe resposta pouco significativa para desempenho acadêmico onde se acredita ser necessário maior aprofundamento no tipo específico de atividade, tempo e intensidade ideal para que se alcance resultados mais expressivos no desempenho acadêmicopt
dc.description.abstractPhysical activity can have a positive impact on children's academic performance. The practice of physical activity leads to physical effort that produces a series of neurobiological and psychological effects. The guiding question here is whether physical activity in any way benefits children's academic performance. This study aims to synthesize scientific evidence on the effects of physical activity and academic performance in children. The present work was dedicated to examining studies that used the technique of systematic review and/or meta-analysis to understand the relationship between physical activity and academic performance in studies published from 2016 to 2021. The Web of Science database belonging to Clarivate Analytics , one of the largest databases in the world, with indexed scientific journals, served for the search work. Of the selected articles, it was observed that most results brought little significant response to academic performance, where it is believed that greater depth is needed in the specific type of activity, time and ideal intensity to achieve more expressive results in academic performanceen
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/216541
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAtividade físicapt
dc.subjectDesempenho escolarpt
dc.subjectAptidão físicapt
dc.subjectCriançapt
dc.subjectPhysical activityen
dc.subjectAcademic achievementen
dc.subjectPhysical fitnessen
dc.subjectChildrenen
dc.titleO efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisãopt
dc.title.alternativeThe effect of physical activity on school performance: a review studyen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_cs_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
572.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_cs_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
132.89 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: