Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM FÍSICA EM UM CONTEXTO DE DUPLA MODALIDADE: ALGUNS DESENCONTROS

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This is a qualitative research that sought to investigate some aspects of the didactic-pedagogical training of Physics undergraduate students in the context of a hybrid teacher training course. The research corpus was developed by monitoring Physics undergraduate students throughout the supervised internship, during the planning and execution of a sequence of classes. From audiovisual recordings, the speeches produced by the undergraduates were transcribed for later analysis. The constitution and interpretation of data were based on the theoretical and methodological framework of French Discourse Analysis. The analysis of the students’ discourses revealed the mobilization of didactic-pedagogical knowledge of different epistemological natures and some skills provided for by the course’s pedagogical project for teachers, however, it indicated the promotion of didactic-pedagogical training in a disjointed manner, which can contribute to distancing the future teacher from a critical profile.

Resumo (espanhol)

Esta investigación, de carácter cualitativo, buscó indagar pistas de la formación didáctico-pedagógica de los estudiantes de Física en el contexto de una carrera de formación bimodal. El corpus de investigación fue desarrollado mediante el seguimiento de estudiantes de pregrado a lo largo de la pasantía supervisada, durante la planificación y ejecución de una secuencia de clases. A partir de grabaciones audiovisuales se transcribieron los discursos producidos por los estudiantes de pregrado para su posterior análisis. La constitución e interpretación de los datos se basaron en el marco teórico y metodológico del Análisis del Discurso francés. El análisis de los discursos de los estudiantes reveló la movilización de conocimientos didáctico-pedagógicos desde diferentes bases epistemológicas y algunas habilidades previstas por el proyecto pedagógico del curso para el docente, sin embargo, indicó la promoción de la formación didáctico-pedagógica de manera desarticulada, lo que puede contribuir a alejar a los futuros docentes de un perfil crítico.

Resumo (português)

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, buscou investigar indícios da formação didático-pedagógica de licenciandos em Física sob o contexto de um curso de dupla modalidade de formação. O corpus da pesquisa foi desenvolvido a partir do acompanhamento de licenciandos ao longo de duas disciplinas de estágio supervisionado, durante o planejamento e a execução de uma sequência de aulas. A partir de gravações audiovisuais, os enunciados produzidos pelos licenciandos foram transcritos para análise a posteriori. A constituição e interpretação dos dados fundamentaram-se no referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa. A análise dos discursos dos licenciandos revelou a mobilização de conhecimentos didático-pedagógicos de diferentes bases epistemológicas e algumas habilidades previstas ao professor pelo projeto pedagógico do curso, entretanto indicou a promoção de uma formação didático-pedagógica de maneira desarticulada, o que pode contribuir para o distanciamento do futuro professor de um perfil crítico.

Descrição

Palavras-chave

Teacher training, Dual modality, Discourse Analysis, Formação de Professores, Dupla Modalidade, Análise de Discurso

Idioma

Português

Citação

Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, p. -, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Outras formas de acesso