Logo do repositório
 

Desempenho escolar da criança vitimizada encaminhada ao fórum judicial

dc.contributor.authorPereira, Paulo Celso
dc.contributor.authorSantos, Adriana Barbosa dos [UNESP]
dc.contributor.authorWilliams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:37Z
dc.date.available2014-05-20T15:13:37Z
dc.date.issued2009-03-01
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi caracterizar o desempenho escolar da criança vítima de violência doméstica atendida no Fórum Judicial. Participaram do estudo 20 crianças vitimizadas comparadas com seus pares da mesma sala de aula, mesmo sexo e mesma faixa etária, mas sem histórico de violência doméstica, suas respectivas mães e professoras. As crianças responderam ao Teste de Desempenho Escolar, Inventário de Estilos Parentais e ao Teste de Raven (Escala Especial) e apresentaram o caderno escolar. As mães responderam a uma entrevista e a Escala de Táticas de Conflitos Revisada (CTS-2). As professoras apresentaram sua opinião sobre o desempenho acadêmico dos participantes. Os dados obtidos mostraram que a criança vitimizada tem desempenho escolar inferior ao grupo controle. Os resultados da CTS-2 indicaram que a maioria das crianças vitimizadas estava exposta à violência conjugal. O estudo mostrou que, além da violência doméstica direta e indireta, tais crianças estavam expostas a outros fatores de risco, tais como, pobreza, baixa escolaridade materna e uso de álcool e/ou droga por familiares.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to characterize the school performance of victimized children assisted by the Judicial System. Twenty victimized children's school performances were compared to their peers of the same classroom, gender, age, but without a history of family violence. Their respective mothers and teachers also took part in this study. Children from both groups answered The Academic Performance Test, Parenting Styles Inventory and the Raven's Progressive Matrices Test. The children also gave samples of their notebook production. Children's mothers answered a family interview and the Revised Conflict Tactics Scales (CTS-2). Teachers offered their impressions on student's academic performance. Results indicated inferior academic performance by the victimized child, when compared with their matched group. According to teachers, victimized children had inferior academic performance in relation to their non-victim peers. CTS-2 results indicated that most of victimized children were exposed to marital violence. Moreover, the study shows that, besides direct and indirect domestic violence, these children were exposed to other risk factors, such as, poverty, maternal low educational level and alcohol/drugs used by relatives.en
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent19-28
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000100003
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 25, n. 1, p. 19-28, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722009000100003
dc.identifier.fileS0102-37722009000100003.pdf
dc.identifier.issn0102-3772
dc.identifier.lattes7055362276236996
dc.identifier.orcid0000-0003-4076-2475
dc.identifier.scieloS0102-37722009000100003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28857
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa
dc.relation.ispartofsjr0,128
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectviolência domésticapt
dc.subjectdesempenho escolarpt
dc.subjectcriança vitimizadapt
dc.subjecteducação inclusivapt
dc.subjectdomestic violenceen
dc.subjectschool performanceen
dc.subjectvictimized childrenen
dc.subjectinclusive educationen
dc.titleDesempenho escolar da criança vitimizada encaminhada ao fórum judicialpt
dc.title.alternativeSchool performance of victimized children seen by the judiciary systemen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7055362276236996[2]
unesp.author.orcid0000-0003-4076-2475[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.departmentCiências da Computação e Estatística - IBILCEpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-37722009000100003.pdf
Tamanho:
1004.92 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: