Logo do repositório

A influência de tecnologias de informação e comunicação na conduta: uma análise filosófico-interdisciplinar na perspectiva semiótica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Gonzalez, Maria Eunice Quilici

Coorientador

Pós-graduação

Filosofia - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo desta dissertação é analisar, em uma perspectiva filosófico- interdisciplinar, a natureza semiótica e ética da informação, sobretudo a partir da abordagem semiótica de Charles S. Peirce. No âmbito da semiótica, Peirce caracteriza a informação como um processo de comunicação de formas e de hábitos incorporados. O seguinte problema direciona nossa reflexão: Qual é o papel da informação no direcionamento de hábitos de conduta de usuários de mídias sociais no âmbito da privacidade? Em contraste com pesquisas acerca da natureza da informação que possuem um viés estritamente técnico, Peirce caracteriza ‘informação’ como um processo sígnico complexo que engloba aspectos estéticos, éticos, ontológicos e epistemológicos. Ao tratar da informação no sentido processual, elaboramos duas hipóteses para desenvolver as reflexões propostas nesta dissertação: H1, a abordagem semiótica peirceana possibilita uma compreensão de processos informacionais que orientam a aquisição e o desenvolvimento de hábitos; H2, os interpretantes podem modificar padrões de conduta, há muito consolidados, inclusive nas mídias digitais, em especial na forma de compreender a noção de privacidade. Em particular, argumentamos que as contribuições de Peirce acerca da natureza semiótica da informação possibilitam reflexões sobre questões atuais concernentes à disseminação de informação em diversos planos da conduta. Entendemos que a compreensão da natureza semiótica da informação, e de sua relação com o desenvolvimento de hábitos, abre perspectivas férteis para o estudo de impactos que hábitos, gerados por meio de ferramentas de tecnologias digitais, desempenham na conduta individual e coletiva em sociedades informatizadas.

Resumo (inglês)

The aim of this dissertation is to analyze, in a philosophical-interdisciplinary perspective, the semiotic and ethical nature of information, especially from Charles S. Peirce's semiotic approach. In the scope of semiotics, Peirce characterizes information as a process of communication of forms and habits incorporated. The following problem directs our reflection: What is the role of information in directing the habits of conduct of users of digital media, with an emphasis on the notion of privacy? In contrast to research on the nature of information that has a strictly technical bias, Peirce characterizes 'information' as a complex sign process that encompasses aesthetic, ethical, ontological and epistemological aspects. When dealing with information in a procedural sense, we propose two hypotheses to develop the reflections elaborated in this dissertation: H1, the Peircean semiotic approach enables an understanding of informational processes that guide the acquisition and development of habits; H2, sign interpretants can modify patterns of action, which have long been consolidated in digital media, including how to understand the notion of privacy. In particular, we argue that Peirce's contributions about the semiotic nature of information make it possible to reflect on current issues concerning the dissemination of information on different levels of conduct. We claim that understanding the nature of information, and its relationship with the development of habits, opens up fertile perspectives for studying the impacts that habits, generated through digital technology tools, play in individual and collective conduct in computerized societies.

Descrição

Palavras-chave

Informação semiótica, Tecnologias informacionais de comunicação, Hábitos, Ética informacional, Semiotic information, Informational communication technologies, Habits, Informational ethics

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação