Repository logo
 

Publication:
Estresse e desregulação emocional: efeitos de um treinamento de habilidades em DBT online

Loading...
Thumbnail Image

Advisor

Calais, Sandra Leal

Coadvisor

Graduate program

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Doctoral dissertation

Access right

Acesso restrito

Abstract

Abstract (portuguese)

O Treinamento de Habilidades em Terapia Comportamental Dialética (TH-DBT), tem sido apontado como peça fundamental e capaz de produzir, sem os demais componentes do modelo, efeitos significativos na redução de diversas dificuldades comportamentais. Diante das demandas e adaptações requeridas após os desdobramentos da Pandemia da Covid-19, se fez necessário verificar sua eficácia no contexto remoto. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um TH-DBT adequado para o formato online e síncrono sobre a desregulação emocional e estresse de indivíduos. 16 participantes foram randomizados entre TH-DBT online (n=8) e grupo controle de lista de espera (n=8). A desregulação emocional e o estresse foram medidos antes da intervenção, imediatamente após seu término após follow-up após dois meses. A amostra foi composta por oito participantes do sexo feminino e oito do sexo masculino, a idade média foi de 31,9 anos e a maioria dos participantes relatou não ter diagnóstico psiquiátrico. Os resultados obtidos após realizada ANOVA de Friedman demonstraram que houve redução nas medidas de estresse (χ²(2) = 8, p = 0,018) e desregulação emocional (χ² (2) = 13,867, p < 0,001) para o grupo que recebeu a intervenção e que os efeitos foram mantidos, enquanto no grupo controle não houve mudanças significativas para estresse (χ² (2) = 0,276, p = 0,871) e desregulação emocional (χ² (2) = 4,207, p = 0,122) ao longo dos segmentos. Conclui-se que o TH-DBT online pode ser uma alternativa eficaz para reduzir o estresse e melhorar a regulação emocional

Abstract (english)

The Dialectical Behavior Therapy Skills Training (DBT-ST) has been identified as a crucial component capable of producing significant effects in reducing various behavioral difficulties, even in the absence of the other components of the model. Given the demands and adaptations required after the unfolding of the Covid-19 Pandemic, it became necessary to assess its efficacy in the remote context. Thus, the aim of this study was to examine the effects of an online and synchronous TH-DBT on emotional dysregulation and stress in individuals. Sixteen participants were randomized into an online TH-DBT group (n=8) and a waitlist control group (n=8). Emotional dysregulation and stress were measured before the intervention, immediately after its completion, and during a follow-up after two months. The sample consisted of eight female and eight male participants, with an average age of 31.9 years, and the majority reported no psychiatric diagnosis. The results obtained after carrying out Friedman's ANOVA demonstrated a reduction in stress measures (χ²(2) = 8, p = 0.018) and emotional dysregulation (χ² (2) = 13.867, p < 0.001) for the intervention group, and these effects were sustained. In contrast, the control group showed no significant changes in stress (χ² (2) = 0.276, p = 0.871) and emotional dysregulation (χ² (2) = 4.207, p = 0.122) over the segments. It is concluded that online TH-DBT can be an effective alternative for reducing stress and improving emotional regulation

Description

Keywords

Treinamento de habilidades, Terapia comportamental dialética, Desregulação emocional, Estresse, Intervenção online, Skills training, Dialectical behavioral therapy, Emotional dysregulation, Stress, Online intervention

Language

Portuguese

Citation

ALVES, Thallyssa Raquel Soares. Estresse e desregulação emocional: efeitos de um treinamento de habilidades em DBT online. Orientador: Sandra Leal Calais. 2024. 66 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2024.

Related itens

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs