Publicação:
Viabilidade da implementação de computadores na primeira etapa da educação básica em uma rede pública municipal do interior de São Paulo

dc.contributor.advisorSouza, Cláudio Benedito Gomide [UNESP]
dc.contributor.authorSentanin, Elisângela Ferreira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:20Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:20Z
dc.date.issued2012-11-01
dc.description.abstractO presente trabalho fundamenta-se na investigação de uma política educacional em uma rede municipal do interior de São Paulo, que busca implementar computadores na educação infantil. O uso do computador pode trazer muitos benefícios ao processo de ensino na busca da qualidade da aprendizagem, mas ao mesmo tempo é questionável a sua aplicação para crianças pequenas. Sendo assim, objetiva-se responder à seguinte questão: Qual a viabilidade dessa política de implementação para a educação infantil? Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se uma abordagem metodológica baseada em uma pesquisa bibliográfica e na pesquisa qualitativa. Como parte da abordagem qualitativa optou-se pelo método do estudo de campo, que foi realizado em um dos centros municipais de educação infantil, com crianças matriculadas na fase 5 e 6. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista com grupos focais e as entrevistas abertas com os professores dessa unidade. Os resultados mostram que os benefícios são muitos desde que o uso do computador esteja vinculado a uma proposta pedagógica bem planejada. Esse processo envolve toda a gestão da escola que deve pensar o espaço físico, apoio técnico na área de informática, escolha adequada de softwares associada à proposta curricular da escola e formação continuada de professores nessa áreapt
dc.description.abstractThis work is based on an investigation of educational policy in a municipal of São Paulo, which seeks to implement computers in early childhood education. Computer use can bring many benefits to teaching in the pursuit of quality of learning, but at the same time their application is questionable for small children. Therefore, the objective is to answer the following question: What is the feasibility of implementing such a policy for early childhood education. We used an approach based on a literature review and qualitative research. As part of a qualitative approach was chosen by the method of field study, which was held in a municipal center of early childhood education, with children 5 and 6 years. For data collection technique was used interviews with focus groups and interviews with teachers of this unit. The results show that the benefits are many since computer use is linked to a well-planned educational proposal. And this is a process that involves the whole school management should consider the physical space, technical support in information technology, appropriate choice of software associated with the school curriculum and continuing education of teachers in this areaen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent89 f. : il.
dc.identifier.aleph000705677
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationSENTANIN, Elisângela Ferreira. Viabilidade da implementação de computadores na primeira etapa da educação básica em uma rede pública municipal do interior de São Paulo. 2012. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
dc.identifier.filesentanin_ef_me_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes4812459071221541
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90167
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectTecnologia da informaçãopt
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectInformática na educaçãopt
dc.titleViabilidade da implementação de computadores na primeira etapa da educação básica em uma rede pública municipal do interior de São Paulopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4812459071221541
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaPolítica e Gestão Educacionalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sentanin_ef_me_arafcl.pdf
Tamanho:
236.5 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format