Logo do repositório
 

Inteligência competitiva e mercado editorial brasileiro: potencialização da cultura do livro no país

dc.contributor.advisorValentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]
dc.contributor.authorPedersoli, Ana Clara Leite [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-04-17T19:17:19Z
dc.date.issued2025-02-25
dc.description.abstractO mercado editorial de livros brasileiro, desde seus primórdios, é dependente dos cenários político, social, cultural, educacional e econômico do País e, sendo assim, sempre tem a necessidade de se adaptar às mudanças. Esta pesquisa destaca as dificuldades que afetaram e afetam este mercado, seja diretamente como a censura de livros (com ênfase para o período ditatorial no Brasil) e as crises econômicas, seja indiretamente como o avanço das tecnologias de informação e comunicação, que com o advento da rede Internet e da criação de streamings de músicas e filmes, competem com o livro e a leitura como objetos de lazer. Com a atual crise do mercado editorial, marcada pelo fechamento de grandes redes de livrarias, este estudo objetivou analisar os mercados tradicional e emergente de livros no Brasil, partindo da problemática : De que maneira a aplicação da inteligência competitiva pode ajudar o mercado editorial brasileiro a superar desafios e impulsionar seu crescimento em um ambiente marcado por mudanças constantes e incertezas? No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e, inicialmente, parte de uma revisão sistemática de literatura aplicada aos temas ‘mercado editorial’ e ‘inteligência competitiva’ no campo científico da Ciência da Informação. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa de campo junto às editoras (representando o mercado tradicional) e aos clubes de assinatura de livros (representando o mercado emergente), cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de entrevistas e questionários junto à população alvo. Em relação aos procedimentos de análise dos dados coletados, aplicou-se o método Análise Textual Discursiva para caracterizar o mercado e alicerçar a elaboração das diretrizes voltadas tanto ao mercado tradicional quanto ao mercado emergente. Como resultado da pesquisa foram propostas diretrizes para a aplicação da inteligência competitiva no contexto do mercado editorial brasileiro, a partir da identificação de forças e fraquezas, combate às possíveis ameaças e aproveitamento de oportunidades que possam surgir. Evidenciou-se a necessidade de explorar ainda mais esta temática, enfocando os demais representantes do mercado editorial, bem como constatou-se a urgência em se ressignificar o livro para a população brasileira e para o próprio mercado, de modo a valorizar os hábitos de leitura e do livro para além de considerá-lo um produto, mas um disseminador de ideias, cultura e informação.pt
dc.description.abstractThe Brazilian book publishing market, since its beginnings, has been dependent on the country's political, social, cultural, educational and economic scenarios and, as such, has always needed to adapt to changes. This research highlights the difficulties that have affected and continue to affect this market, whether directly, such as book censorship (with emphasis on the dictatorship period in Brazil) and economic crises, or indirectly, such as the advancement of information and communication technologies, which, with the advent of the Internet and the creation of music and film streaming, compete with books and reading as objects of leisure. With the current crisis in the publishing market, marked by the closure of large bookstore chains, this study aimed to analyze the traditional and emerging book markets in Brazil, starting from the problem: How can the application of competitive intelligence help the Brazilian publishing market overcome challenges and boost its growth in an environment marked by constant change and uncertainty? Regarding methodological procedures, the research is qualitative in nature and initially starts with a systematic literature review applied to the themes of ‘publishing market’ and ‘competitive intelligence’ in the scientific field of Information Science. Subsequently, a field survey was conducted with publishers (representing the traditional market) and book subscription clubs (representing the emerging market), and data was collected through interviews and questionnaires with the target population. Regarding the procedures for analyzing the collected data, the Discursive Textual Analysis method was applied to characterize the market and support the development of guidelines aimed at both the traditional and emerging markets. As a result of the research, guidelines were proposed for the application of competitive intelligence in the context of the Brazilian publishing market, based on the identification of strengths and weaknesses, combating possible threats and taking advantage of opportunities that may arise. The need to explore this theme further was highlighted, focusing on other representatives of the publishing market, as well as the urgency of redefining the book for the Brazilian population and for the market itself, in order to value reading habits and the book beyond considering it a product, but a disseminator of ideas, culture and information.en
dc.description.abstractEl mercado editorial brasileño, desde sus inicios, ha sido dependiente de los escenarios políticos, sociales, culturales, educacionales y económicos del país y, como tal, siempre ha necesitado adaptarse a los cambios. Esta investigación destaca las dificultades que han afectado y siguen afectando a este mercado, ya sea directamente, como la censura de libros (con énfasis en el período dictatorial en Brasil) y las crisis económicas, o indirectamente, como el avance de las tecnologías de la información y la comunicación, que, con la llegada de Internet y la creación del streaming de música y cine, compiten con el libro y la lectura como objetos de ocio. Con la actual crisis en el mercado editorial, marcada por el cierre de grandes cadenas de librerías, este estudio tuvo como objetivo analizar los mercados tradicionales y emergentes del libro en Brasil, a partir del problema: ¿Cómo puede la aplicación de inteligencia competitiva ayudar al mercado editorial brasileño a superar desafíos e impulsar su crecimiento en un entorno marcado por constantes cambios e incertidumbres? En cuanto a los procedimientos metodológicos, la investigación es de carácter cualitativo y, inicialmente, parte de una revisión sistemática de la literatura aplicada a los temas ‘mercado editorial’ e ‘inteligencia competitiva’ en el campo científico de las Ciencias de la Información. Posteriormente, se realizó una investigación de campo con editoriales (representantes del mercado tradicional) y clubes de suscripción de libros (representantes del mercado emergente), y la recolección de datos se realizó mediante entrevistas y cuestionarios a la población objetivo. Respecto a los procedimientos de análisis de los datos recolectados, se aplicó el método de Análisis Textual Discursivo para caracterizar el mercado y fundamentar el desarrollo de directrices dirigidas tanto al mercado tradicional como al emergente. Como resultado de la investigación, se propusieron directrices para la aplicación de la inteligencia competitiva en el contexto del mercado editorial brasileño, con base en la identificación de fortalezas y debilidades, el combate a las posibles amenazas y el aprovechamiento de las oportunidades que puedan surgir. Se destacó la necesidad de explorar más esta temática, con foco en otros representantes del mercado editorial, así como la urgencia de redefinir el libro para la población brasileña y para el propio mercado, a fin de valorar los hábitos de lectura y el libro más allá de considerarlo un producto, sino un difusor de ideas, cultura e información.es
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.citationPEDERSOLI, Ana Clara Leite. Inteligência competitiva e mercado editorial brasileiro: potencialização da cultura do livro no país. 2025. 239 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.pt
dc.identifier.lattes8113532501157987
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/296536
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectMercado editorialpt
dc.subjectComércio livreiropt
dc.subjectLivros Comérciopt
dc.subjectLivreiros e livrariaspt
dc.subjectEditoraspt
dc.subjectClubes de Assinatura de Livrospt
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt
dc.subjectBook industries and tradeen
dc.subjectBooksellers and booksellingen
dc.subjectBook Subscripon Cluben
dc.subjectCompetitive intelligenceen
dc.subjectPublishing Marketen
dc.titleInteligência competitiva e mercado editorial brasileiro: potencialização da cultura do livro no paíspt
dc.title.alternativeCompetitive intelligence and the Brazilian publishing market: strengthening the book culture in the countrypt
dc.typeDissertação de mestradopt
dcterms.impactA relevância desta pesquisa se justifica pela crise do mercado editorial de livros brasileiro e pela possibilidade de se utilizar estratégias de inteligência competitiva para identificar e caracterizar a origem dessa crise, bem como propor diretrizes que sirvam tanto para o mercado tradicional quanto para o emergente, visando prever riscos futuros, considerando que o desenvolvimento do mercado editorial gira em torno dos cenários político, econômico, social, cultural e educacional. No Brasil, o livro não é um produto de consumo prioritário. Por essa razão, este estudo também apresenta um panorama do cenário do livro e da leitura no País, com base nas políticas existentes e nos indicadores de alfabetização e hábitos de leitura. Nessa perspectiva, buscou-se conhecer o público leitor e a atual realidade do mercado editorial, de maneira a contribuir para as editoras, livrarias, clubes de assinatura e demais componentes do contexto livreiro, no que se refere ao desenvolvimento de estratégias para tornar este mercado mais competitivo. No contexto da inovação, justifica-se esta pesquisa a partir da análise do mercado editorial como um dos tópicos para ranqueamento do Índice Global de Inovação. Da mesma maneira, a pesquisa é inter-relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em especial o Objetivo 4 – Educação de qualidade; Objetivo 9 – Indústria, inovação e infraestrutura; Objetivo 10 – Redução das desigualdades; e Objetivo 17 – Parcerias e meios de implementação.pt
dcterms.impactThe relevance of this research is justified by the crisis in the Brazilian book publishing market and the possibility of using competitive intelligence strategies to identify and characterize the origin of this crisis, as well as to propose guidelines that serve both the traditional and emerging markets, aiming to predict future risks, considering that the development of the publishing market revolves around the political, economic, social, cultural and educational scenarios. In Brazil, books are not a priority consumer product, for this reason, this study also presents an overview of the book and reading scenario in the country, based on existing laws and literacy indicators, and reading habits. From this perspective, the aim was to understand the reading public and the current reality of the publishing market, in order to contribute to publishers, bookstores, subscription clubs and other components of the bookselling context, regarding developing strategies to make this market more competitive. In the context of innovation, this research is justified by the analysis of the publishing market as one of the topics for ranking in the Global Innovation Index. Likewise, research is interrelated to the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda, in particular Goal 4 – Quality education; Goal 9 – Industry, innovation, and infrastructure; Goal 10 – Reduction of inequalities; and Goal 17 – Partnerships for the means of implementation.en
dcterms.impactLa relevancia de esta investigación se justifica por la crisis del mercado editorial brasileño y la posibilidad de utilizar estrategias de inteligencia competitiva para identificar y caracterizar el origen de esta crisis, así como proponer directrices que atiendan tanto al mercado tradicional como al emergente, con el objetivo de predecir riesgos futuros, considerando que el desarrollo del mercado editorial gira en torno a escenarios políticos, económicos, sociales, culturales y educativos. En Brasil, el libro no es un producto de consumo prioritario, por ello, este estudio también presenta un panorama del escenario del libro y la lectura en el país, con base en las leyes existentes y en los indicadores de alfabetización y hábitos de lectura. Desde esta perspectiva, buscamos comprender al público lector y la realidad actual del mercado editorial, con el fin de contribuir con editores, librerías, clubes de suscripción y otros componentes del contexto librero, en lo que respecta al desarrollo de estrategias para hacer este mercado más competitivo. En el contexto de la innovación, esta investigación se justifica con base en el análisis del mercado editorial como uno de los temas para clasificar el Índice Global de Innovación. Asimismo, la investigación se interrelaciona con los Objetivos de Desarrollo Sostenible de la Agenda 2030, especialmente el Objetivo 4 – Educación de calidad; Objetivo 9 – Industria, innovación e infraestructura; Objetivo 10 – Reducción de las desigualdades; y el Objetivo 17 – Alianzas y medios de implementación.es
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication40e5e051-939d-40de-81f0-0f63d20390d9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery40e5e051-939d-40de-81f0-0f63d20390d9
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaGestão, mediação e uso da informaçãopt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pedersoli_acl_me_mar.pdf
Tamanho:
6.88 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: