Publicação: Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literários
dc.contributor.author | Roque, Araguaia Solange de Souza [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:20Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:20Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Na prática da leitura, a atitude do leitor é determinada pelo tipo de texto com que se enfrenta ao decodificá-lo: reconhece a tipologia textual; ativa estratégias; infere; supõe; busca correlações lógicas, textuais, culturais; compreende; interpreta. considerando-o como agente que participa da elaboração do sentido da obra e, pensando no leitor do novo milênio e em sua relação com a internet, nos perguntamos de que maneira o ambiente virtual (de conteúdos coloridos, intermitentes e sonoros), poderia contribuir no contexto didático-pedagógico como ferramenta de apoio para a exploração de textos literários. na pluralidade de instrumentos do universo digital, em que surge um mar de inovações tecnológicas diretamente relacionadas ao processo de aquisição e construção do conhecimento, buscamos refletir sobre as possibilidades de aliar uma abordagem mais interativa à leitura dos clássicos literários, fazendo uso da ludicidade e da internet, de modo a despertar o interesse pela leitura e contribuir para o desenvolvimento das habilidades de apreciação artística e capacidade de leitura dos alunos. nesta comunicação, apresentaremos um relato de nossa experiência no projeto era uma vez... a literatura na sala de aula, cuja metodologia consiste, em linhas gerais, na intervenção no quotidiano de uma escola de educação infantil e ensino fundamental, a partir da leitura de obras consagradas da literatura mundial. discutiremos algumas atividades desenvolvidas por meio de ferramentas virtuais, expandindo a exploração dos textos literários para outros conteúdos curriculares por meio da interdisciplinaridade entre língua, cultura, geografia e história, fazendo do ato de leitura um recurso pedagógico que contribui de forma transversal para a educação dos leitores. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Letras Modernas, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), São José do Rio Preto | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.format.extent | 4111-4121 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4111-4121 | |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-4111-4121.pdf | |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139955 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Leitura | pt |
dc.subject | Literatura | pt |
dc.subject | Internet | pt |
dc.title | Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literários | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 4438983826276057[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.department | Letras Modernas - IBILCE | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2236-9708-2011-4111-4121.pdf
- Tamanho:
- 37.29 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format