Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais
dc.contributor.author | Hummel, Eromi Izabel [UNESP] | |
dc.contributor.author | Deliberato, Débora [UNESP] | |
dc.contributor.author | Manzini, Eduardo José [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Secretaria Municipal de Educação de Londrina | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:31:38Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T17:31:38Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | As políticas públicas educacionais, especificamente as voltadas para Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, propõem a instalação de Salas de Recursos Multifuncionais nos espaços escolares que apresentam alunos com deficiências, disponibilizando diversos recursos tecnológicos. O trabalho tem por objetivos identificar as Salas de Recursos Multifuncionais implantadas em uma rede municipal de educação no estado do Paraná, e o conhecimento dos professores que atuam nestas salas a respeito da Comunicação Suplementar e Alternativa. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário de Tecnologia Assistiva para Educação, roteiro de entrevista semiestruturada e registro fotográfico. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais de diferentes escolas geograficamente localizadas. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas e as entrevistas forma analisadas com nos estudos de Bardin (2004). | pt |
dc.description.affiliation | Secretaria Municipal de Educação de Londrina | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educacao Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | |
dc.format.extent | 4800-4812 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4800-4812 | |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-4800-4812.pdf | |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | |
dc.identifier.lattes | 5154063375333536 | |
dc.identifier.lattes | 9155295594995876 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139768 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5154063375333536 | |
unesp.author.lattes | 9155295594995876 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Educação Especial - FFC | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2236-9708-2011-4800-4812.pdf
- Tamanho:
- 58.26 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format