Logo do repositório
 

Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais

dc.contributor.authorHummel, Eromi Izabel [UNESP]
dc.contributor.authorDeliberato, Débora [UNESP]
dc.contributor.authorManzini, Eduardo José [UNESP]
dc.contributor.institutionSecretaria Municipal de Educação de Londrina
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:38Z
dc.date.available2016-06-28T17:31:38Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractAs políticas públicas educacionais, especificamente as voltadas para Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, propõem a instalação de Salas de Recursos Multifuncionais nos espaços escolares que apresentam alunos com deficiências, disponibilizando diversos recursos tecnológicos. O trabalho tem por objetivos identificar as Salas de Recursos Multifuncionais implantadas em uma rede municipal de educação no estado do Paraná, e o conhecimento dos professores que atuam nestas salas a respeito da Comunicação Suplementar e Alternativa. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário de Tecnologia Assistiva para Educação, roteiro de entrevista semiestruturada e registro fotográfico. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais de diferentes escolas geograficamente localizadas. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas e as entrevistas forma analisadas com nos estudos de Bardin (2004).pt
dc.description.affiliationSecretaria Municipal de Educação de Londrina
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educacao Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília
dc.format.extent4800-4812
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4800-4812
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-4800-4812.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.lattes5154063375333536
dc.identifier.lattes9155295594995876
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139768
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleComunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionaispt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5154063375333536
unesp.author.lattes9155295594995876
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-9708-2011-4800-4812.pdf
Tamanho:
58.26 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format