Logotipo do repositório
 

Publicação:
Metodologias de ensino na iniciação esportiva: perspectivas de profissionais de educação física

dc.contributor.advisorFerreira, Lilian Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorDias, Pedro Paulo Restaino
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-02-23T12:09:19Z
dc.date.available2023-02-23T12:09:19Z
dc.date.issued2023-01-23
dc.description.abstractA iniciação esportiva é um momento fundamental para a aprendizagem de determinadas modalidades esportivas. A literatura traz algumas críticas acerca das metodologias adotadas por profissionais de Educação Física que atuam com a iniciação esportiva, que muitas vezes apresentam um caráter mais tecnicista. Existem propostas que buscam superar essas metodologias, buscando trazer outros conhecimentos acerca do esporte, levando em consideração aspectos táticos, tomada de decisão e o desenvolvimento cognitivo. O objetivo deste trabalho foi buscar identificar as metodologias de ensino relatadas por profissionais da Educação Física que atuam com a iniciação esportiva na prefeitura de uma cidade do interior de São Paulo. Foram entrevistados três profissionais que atuam na cidade, e a partir dos relatos que trouxeram, foram identificadas três categorias de análise: Metodologias de ensino, expectativas dos profissionais, e dificuldades enfrentadas pelos profissionais neste período de ensino. Em relação às metodologias aplicadas, observou-se que, a partir dos relatos, os profissionais adotam práticas mais tradicionais, voltadas a aspectos mais tecnicistas, entretanto, em relação às expectativas, a formação de atletas não foi a mais observada, levando a concluir que buscam ensinar o esporte não somente pensando no alto rendimento. Por fim, as dificuldades relatadas se relacionaram com a influência dos responsáveis, e o entendimento por parte dos iniciantes.pt
dc.description.abstractSports initiation is a fundamental moment for learning certain sports. The literature brings some criticisms about the methodologies adopted by Physical Education professionals who work with sports initiation, which often have a more technical character. There are proposals that seek to overcome these methodologies, seeking to bring other knowledge about the sport, taking into account tactical aspects, decision making and cognitive development. The objective of this work was to seek to identify the teaching methodologies related by Physical Education professionals who work with sports initiation in the city hall of a city in the interior of São Paulo. Three professionals who work in the city were interviewed, and from the reports they brought, three categories of analysis were identified: teaching methodologies, expectations of professionals, and difficulties faced by professionals in this teaching period. Regarding the applied methodologies, it was observed that, from the reports, the professionals adopt more traditional practices, focused on more technical aspects, however, in relation to expectations, the training of athletes was not the most observed, leading to the conclusion that seek to teach the sport not only thinking about high performance. Finally, the difficulties were related to the influence of those responsible, and understanding by the beginners.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/239665
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectEsportespt
dc.subjectIniciação esportivapt
dc.subjectExpectativaspt
dc.subjectTeachingen
dc.subjectSporten
dc.subjectExpectationsen
dc.subjectSports initiationen
dc.titleMetodologias de ensino na iniciação esportiva: perspectivas de profissionais de educação físicapt
dc.title.alternativeTeaching methodologies in sports initiation: perspectives of physical education professionalsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduateEducação Física - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
dias_ppr_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
701.07 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
dias_ppr_tcc_bauru-autorização.pdf
Tamanho:
289.29 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: