Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação

dc.contributor.authorMachado, Daniel Iria [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:30:59Z
dc.date.available2014-05-20T13:30:59Z
dc.date.issued2004-01-01
dc.description.abstractNeste artigo são apresentados os principais resultados obtidos em uma atividade realizada para avaliar um software hipermídia destinado ao ensino e à aprendizagem da Física. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um sistema hipermídia para o ensino de Gravitação, com base nas pesquisas em ensino de Ciências. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador, e ainda suas implicações para as práticas de ensino. A maior parte dos professores e dos estudantes envolvidos na pesquisa avaliou positivamente o software quanto a seus aspectos técnicos, pedagógicos e motivacionais. O estudo forneceu evidências de que a hipermídia contribui para a aprendizagem de Física de modo motivador e significativo para os alunos do ensino médio.pt
dc.description.abstractIn this article the author presents the main results from an activity carried out to evaluate hypermedia software designed for teaching and learning in physics. A hypermedia system for teaching gravitation, which was based on research inscience teaching, was developed to carry out the research. The basic principles that characterize hypermedia as a language that allows the non-linear access to information is considered, and its presentation through the use of sound, graphics, interaction and animation. The implications for the practice of teaching are also considered. Most teachers and students involved in the research made a positive evaluation of the technical, pedagogic and motivational aspects of the software. The study provided evidence that hypermedia contributes to High School students learning of physics in a motivated and meaningful way.en
dc.description.affiliationUNESP
dc.description.affiliationUNIOESTE
dc.description.affiliationUNESP GPNTI
dc.description.affiliationUnespUNESP
dc.description.affiliationUnespUNESP GPNTI
dc.format.extent75-100
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100006
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 75-100, 2004.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132004000100006
dc.identifier.fileS1516-73132004000100006.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.scieloS1516-73132004000100006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10556
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectconstrutivismopt
dc.subjectensino de Ciênciaspt
dc.subjectensino de Físicapt
dc.subjectGravitaçãopt
dc.subjecthipermídiapt
dc.subjectconstructivismen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectGravitationen
dc.subjecthypermediaen
dc.titleAvaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitaçãopt
dc.title.alternativeHypermedia evaluation in the physics teching and learning process: the gravitation caseen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentCiência da Informação - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132004000100006.pdf
Tamanho:
167.76 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: