Publicação:
As diretrizes curriculares: o verso e o anverso da formação profissional em Serviço Social

dc.contributor.advisorOliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorGuelli, Fernanda Cristina Favero [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:38Z
dc.date.available2014-06-11T19:29:38Z
dc.date.issued2013-06-25
dc.description.abstractEste trabalho aborda a apreensão das habilidades e competências defendidas pela proposta de formação profissional, aprovada em Assembleia da Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social/1996 enfocando suas protoformas, fundamentação teórica e política e a expressão destas nas Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social defendida pela categoria e sua inserção no contexto educacional por meio das Diretrizes Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação em 2002 e suas confluências e divergências com os quesitos de avaliação de desempenho do Exame Nacional de Desempenho do Estudante. A metodologia da pesquisa envolveu pesquisa com dados secundários e primários ensejando elencar o perfil dos graduandos concluintes em Serviço Social nas modalidade presencial, semi presencial e a distância, objetivo este que modificou-se no desenrolar da pesquisa face os entraves enfrentados no percurso. Para tanto, foram realizadas pesquisa bibliográfica no intuito de compreender os fundamentos históricos, teóricos e políticos da formação profissional em Serviço Social, os marcos políticos e sociais da trajetória da política de educação superior brasileira e a influência das tecnologias de educação e informação no contexto atual, os fundamentos legais da política de avaliação da educação superior; pesquisa online para obter informação acerca da amostragem de unidade de formação acadêmica em Serviço Social delimitadas do universo que compõe a região Sul II da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social; e pesquisa de campo de caráter exploratório com graduando concluintes nas modalidades presencial e a distância por meio de formulário contendo questões objetivas de múltipla escolha e abertas, ensejando contribuir para o debate da flexibilização das modalidades de ensino e sua relação com a qualidade da formação acadêmica do assistente socialpt
dc.description.abstractThis paper deals with the seizure of skills and competencies held by the proposed training, passed in the Assembly of the Brazilian Association of Education Service Social/1996 focusing on their proto-forms, and theoretical and political expression of these General Guidelines for the Social Service course advocated by category and their inclusion in the educational context through the Curriculum Guidelines adopted by the National Council of Education in 2002 and its confluences and divergences with the requirements that the performance evaluation of the National Survey of Student Performance. The research methodology involved survey of secondary and primary data to list entailing the profile of undergraduates graduating in Social Work in face mode, semi-face and distance, this goal that changed the course of the study face obstacles faced along the way. Thus, we performed literature search in order to understand the historical, theoretical and political training in Social, political and social milestones of the history of Brazilian higher education policy and the influence of education and information technologies in the current context, the legal foundations of the policy evaluation of higher education, online search for information about the sampling unit of academic training in Social bounded universe that makes up the southern region of the II Brazilian Association of Education and Research in Social Work, and research exploratory field to graduating seniors in the manner and distance using a questionnaire containing objective questions multiple choice and open, allowing for the debate contribute to the flexibility of the methods of teaching and its relationship with the academic quality of the social workeren
dc.format.extent199 f. : tabs.
dc.identifier.aleph000721570
dc.identifier.capes33004072067P2
dc.identifier.citationGUELLI, Fernanda Cristina Favero. As diretrizes curriculares: o verso e o anverso da formação profissional em Serviço Social. 2013. 199 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2013.
dc.identifier.fileguelli_fcf_me_fran.pdf
dc.identifier.lattes0751155377760945
dc.identifier.orcid0000-0003-0045-5956
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98597
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectServiço social - Estudo e ensinopt
dc.subjectEnsino superior - Brasilpt
dc.subjectAssistentes sociais - Brasilpt
dc.subjectProfissões - Assistência socialpt
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectTrabalho profissionalpt
dc.subjectSistemas de ensinopt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectSocial servicept
dc.titleAs diretrizes curriculares: o verso e o anverso da formação profissional em Serviço Socialpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0751155377760945
unesp.advisor.orcid0000-0003-0045-5956
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.graduateProgramServiço Social - FCHSpt
unesp.knowledgeAreaServiço social, trabalho e sociedadept
unesp.researchAreaServiço Social: formação e prática profissionalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
guelli_fcf_me_fran.pdf
Tamanho:
1.12 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format