Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estratégias de ensino para alunos deficientes visuais: A Proposta Curricular do Estado de São Paulo

dc.contributor.authorFiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]
dc.contributor.authorDeliberato, Débora [UNESP]
dc.contributor.authorManzini, Eduardo José [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionAvenida João Gerosa
dc.date.accessioned2014-05-27T11:27:31Z
dc.date.available2014-05-27T11:27:31Z
dc.date.issued2013-01-01
dc.description.abstractStrategies and resources are primary to the participation of students with visual impairments in physical education classes. The objective of this study was to plan teaching strategies and resource adaptations focusing on educational inclusion of students with visual impairment based on the activities held in the Curriculum Proposal for São Paulo State. Three steps were outlined from the analysis of the Proposal: 1) identify the subjects for each bimester, 2) analyze the teacher's book in terms of learning situations and their development, and 3) plan educational strategies and resource adaptations. Ten teaching strategies were planned, four new resources were indicated and two teaching resources were adapted for the classes. The activities of the Curriculum Proposal allow strategy planning aimed at the participation of students with visual disabilities together with students without disabilities.en
dc.description.abstractAs estratégias e recursos são primordiais para a participação do aluno com deficiência visual nas aulas de educação física. Assim, objetivou-se planejar estratégias de ensino e adaptações de recursos com foco na inclusão educacional do aluno com deficiência visual fundamentando-se nas atividades contidas na Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Três etapas foram delineadas a partir da análise da Proposta Curricular: 1) identificar os temas propostos para cada bimestre; 2) analisar o “caderno do professor” em termos de situações de aprendizagem e o desenvolvimento de cada uma delas e, 3) planejar estratégias de ensino e adaptações de recursos. Dez estratégias de ensino foram planejadas, quatro novos recursos foram indicados e duas adaptações de recursos pedagógicos foram sugeridas para as aulas. As atividades da Proposta Curricular permitiram um planejamento de estratégias voltado à participação do aluno com deficiência visual juntamente com alunos sem deficiência.pt
dc.description.affiliationFaculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista (UNESP) Departamento de Educação Especial, Campus de Marília, Marília, SP
dc.description.affiliationAvenida João Gerosa, 761. Bairro dos Francos, Serra Negra SP 13930-000
dc.description.affiliationUnespFaculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista (UNESP) Departamento de Educação Especial, Campus de Marília, Marília, SP
dc.format.extent62-73
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742013000100007
dc.identifier.citationMotriz. Revista de Educacao Fisica, v. 19, n. 1, p. 62-73, 2013.
dc.identifier.doi10.1590/S1980-65742013000100007
dc.identifier.file2-s2.0-84877324267.pdf
dc.identifier.issn1415-9805
dc.identifier.issn1980-6574
dc.identifier.lattes5154063375333536
dc.identifier.lattes9155295594995876
dc.identifier.scieloS1980-65742013000100007
dc.identifier.scopus2-s2.0-84877324267
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/74277
dc.identifier.wosWOS:000319729300007
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofMotriz: Revista de Educação Física
dc.relation.ispartofsjr0,254
dc.relation.ispartofsjr0,254
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceScopus
dc.subjectCurriculum
dc.subjectMaterials
dc.subjectPlanning techinques
dc.subjectVisually impaired persons
dc.titleEstratégias de ensino para alunos deficientes visuais: A Proposta Curricular do Estado de São Paulopt
dc.title.alternativeStrategies for teaching visually impaired students: The Curriculum Proposal of São Paulo Stateen
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.scielo.br/revistas/motriz/paboutj.htm
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5154063375333536
unesp.author.lattes9155295594995876
unesp.author.orcid0000-0002-9336-2136[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2-s2.0-84877324267.pdf
Tamanho:
328.61 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format