Balanço de carbono e restauração de ecossistemas
Carregando...
Data
Autores
Supervisor
Bonini, Carolina dos Santos Batista 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
O objetivo avaliar se as plantas de cobertura, a aplicação de corretivos e resíduos da compostagem da indústria de celulose influenciam na fertilidade do solo e no teor de carbono e no estoque de carbono do solo de um subsolo que está em processo de recuperação. O solo em Estudo é um Latossolo Vermelho distrófico degradado em 1969. O experimento de longa e média duração conduzido na Unesp/Faculdade de Engenharia, Campus de Ilha Solteira/SP. O experimento 1 e 2 são continuidade de experimentos implantados em 2010 e 1992. 1: Em delineamento experimental em blocos ao acaso em esquema de parcelas subdivididas, sendo 2 tratamentos nas parcelas principais e 6 tratamentos nas subparcelas, em 4 blocos. Os 2 tratamentos nas parcelas principais com plantios de Eucalipto e Canudo-de Pito. As subparcelas receberam doses de compostagem de resíduos da fabricação da celulose. 2: O delineamento experimental em blocos casualizados, constituído por nove tratamentos com quatro repetições, sendo eles combinações adubos verdes, calcário e calcário + gesso até 1999, após implantada braquiária em todas as parcelas experimentais, e em 2010 iniciou o povoamento de espécies arbóreas nativas na área. Duas testemunhas: Vegetação nativa do Cerrado e o Solo Exposto. Foram coletadas amostras indeformadas e deformadas de solo, em três camadas de solo: 0,00–0,05; 0,05–0,10 e de 0,10–0,20 m, onde se avaliou os seguintes atributos físicos e químicos em ambos os experimentos. Os Resultados demonstram que as diferentes técnicas de recuperação empregues têm influenciado a maior parte dos parâmetros avaliados em ambos os experimentos. A aplicação da adubação composta (resíduos compostado da indústria de celulose) influenciou positivamente os teores de nitrogênio mineral e do carbono orgânico do solo. Enquanto, para o experimento II o efeito residual das plantas de coberturas e dos corretivos que favoreceu um rápido estabelecimento da cobertura do solo, resultando em mataria orgânica em diferentes grãos de composição que proporcionou incrementos o teor de nitrogênio mineral, carbono e estoque de carbono do solo.
Descrição
EDITAL PROPG/PROPE/AREX nº 40/2023 -CAPES-PrInt-Unesp Modalidades: Pós Doutorado (PD) e Jovem Talento com Experiência no Exterior (JTEE) (3a janela)
Palavras-chave
Solos Degradação, Fertilidade do solo, Solos Teor de carbono, Cobertura morta, Adubos compostos
Idioma
Português
Citação
DELFIM, Jorge João. Balanço de carbono e restauração de ecossistemas. 2024. 33 f. Relatório (Pós-doutorado) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas, Dracena, 2024.


