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Discurso e audiovisual: a construção de sentido na microssérie Capitu

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Orientador

Médola, Ana Silvia Lopes Davi

Coorientador

Pós-graduação

Comunicação - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A análise semiótica da microssérie Capitu revela a construção de sentido operada pela Rede Globo, que, atuando como um destinador, transcende a adaptação literária. A obra articula um percurso de recepção no espectador por meio das instâncias de manipulação, competência, performance e sanção, mobilizando estratégias como a sedução (através da estética) e a tentação (pela promessa de um produto de alta cultura). No nível narrativo, a obra explora a dimensão passional dos personagens como força motriz da trama. A jornada do protagonista Bentinho configura-se como uma complexa transformação, transitando da esperança na juventude para a insegurança na vida adulta, e culminando no rancor na velhice. As paixões dos demais actantes — a ambiguidade de Capitu, a devoção de Dona Glória e a tentação de José Dias — funcionam como ferramentas narrativas que intensificam o drama de Bentinho, reforçando a visão de uma tragédia inevitável. Adicionalmente, o texto emprega o quadrado da veridicção para demonstrar como a narrativa constrói uma verdade, ao passo que utiliza a mentira, o segredo e a falsidade para influenciar a percepção do destinatário. No nível discursivo, a análise se aprofunda na materialização desses conceitos abstratos em elementos visuais e sonoros concretos, processo denominado discursivização. A teatralidade emerge como a isotopia central da obra. O enunciador Rede Globo utiliza as categorias de actorialização, temporalização e espacialização para expor a natureza construída da narrativa. A maestria da obra reside na criação de um percurso antitético que confronta a realidade com a encenação. Figuras recorrentes como a cortina vermelha, a iluminação cênica e o bigode postiço de Bento Santiago funcionam como lembretes visuais constantes dessa encenação. O resultado é um texto pluri-isotópico que, para além da exploração do ciúme, reflete sobre a natureza da memória, da verdade e da representação, elevando a tragédia pessoal de Bento Santiago a um drama encenado.

Resumo (inglês)

The semiotic analysis of the miniseries Capitu reveals the construction of meaning operated by the Globo network, which, acting as a destinator, transcends the literary adaptation. The work articulates a reception process for the viewer through the instances of manipulation, competence, performance, and sanction, mobilizing strategies such as seduction (through aesthetics) and temptation (by the promise of a high-culture product). At the narrative level, the work explores the characters' passionate dimension as the plot's driving force. The protagonist Bentinho's journey constitutes a complex transformation, moving from hope in youth to insecurity in adulthood, and culminating in resentment in old age. The passions of the other actants — Capitu's ambiguity, Dona Glória's devotion, and José Dias's temptation — function as narrative tools that intensify Bentinho's drama, reinforcing the vision of an inevitable tragedy. Additionally, the text employs the square of veridiction to demonstrate how the narrative constructs a truth, while using lies, secrets, and falsehoods to influence the recipient's perception. At the discursive level, the analysis delves into the materialization of these abstract concepts into concrete visual and sonic elements, a process called discursivization. Theatricality emerges as the work's central isotopy. The enunciator, the Globo network, uses the categories of actor-ization, temporalization, and spatialization to expose the constructed nature of the narrative. The work's mastery lies in the creation of an antithetical path that confronts reality with its staging. Recurring motifs such as the red curtain, scenic lighting, and Bento Santiago's fake mustache serve as constant visual reminders of this staging. The result is a pluri-isotopic text that, in addition to exploring jealousy, reflects on the nature of memory, truth, and representation, elevating Bento Santiago's personal tragedy into a staged drama.

Descrição

Palavras-chave

Adaptação, Audiovisuais, Linguagem, Semiótica, Adaptation, Language, Semiotics, Audiovisuals

Idioma

Português

Citação

SILVA, Karine Ariane. Discurso e audiovisual: a construção de sentido na microssérie Capitu. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

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