Pedagogia dos multiletramentos, currículo paulista e BNCC: (re)configurando paradigmas para a educação do século XXI
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Data
Autores
Orientador
Garcia, Daniela Nogueira de Moraes 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta tese de doutorado atrela-se ao contexto sociodigital emergente do século XXI e às novas práticas sociodiscursivas oriundas da democratização e do acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Assim, tem-se como objetivo geral analisar as sequências de atividades (SA) propostas no Currículo Paulista (CP) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, de modo que elas possam contribuir para a efetiva implementação da Pedagogia dos Multiletramentos na Educação Básica. Para tanto, lançaremos mão da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, para compreendermos a inserção dessa pedagogia no CP de Língua Portuguesa, concebendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como principal diretriz para o currículo de nível básico. Neste contexto de transformação e ressignificação constantes, ocupando papel fundamental como agenciadoras do conhecimento, as instituições de ensino procuram incorporar, em seu escopo, situações de ensino e aprendizagem que não apenas cumpram com seu papel formativo, como também atendam às novas demandas da contemporaneidade. Desse modo, as políticas públicas, por meio de documentos oficiais, buscam contribuir com o sistema educacional vigente, agregando novas concepções e modelos de ensino. Sendo assim, diante da implementação da BNCC e concebendo o CP como instrumento de mediação entre educandos e objetos do conhecimento, percebemos a necessidade de se estabelecer um estudo apurado a partir da concepção de Multiletramentos, proposta pelo Grupo de Nova Londres (GNL), em meados da década de 90. Logo, amparamo-nos em três pilares teóricos, sendo eles: i) Pedagogia dos Multiletramentos (GNL); ii) Tecnologias para Aprendizagem e Conhecimento e Tecnologias para Empoderamento e Participação Social (TAC e TEP, respectivamente); e iii) Currículo como Gênero Discursivo Multimodal (GDM). Quanto ao tratamento de dados, pretendemos utilizar, como instrumento de coleta, o Google Classroom, Google Meet, questionário semiestruturado e o diário de campo, tendo em vista os objetivos geral e específicos, bem como a quantidade de fontes e de informações relacionadas ao tema desta investigação. Partimos da hipótese de que a implementação da Pedagogia dos Multiletramentos, por meio do CP, tendo a BNCC como texto-base, pode ofertar diretrizes para o poder público e profissionais de educação que têm, como objetivo maior, promover uma educação de resistência, libertadora e de subversão das práticas escolaleiras reacionárias.
Resumo (inglês)
This doctoral research focuses on the emerging socio-digitalcontext of the 21st century and the new socio-discursivepractices arising from democratization and access to Digital Information and Communication Technologies (DICT). Thus, the general objective is to analyze the Activity Sequencesproposed in the Paulista Curriculum (CP, acronym in Portuguese meaning Currículo Paulista) for PortugueseLanguage in Elementary School, so that they can contribute tothe effective implementation of Multiliteracies Pedagogy in Basic Education. For this purpose, we will use action research, with a qualitative approach, to understand the inclusion of thispedagogy in the CP for Portuguese Language, considering theBrazilian Common National Curriculum Base (BNCC, acronym in Portuguese meaning Base Nacional Comum Curricular) as the main guideline for the basic levelcurriculum. In this context of constant transformation and re-signification, occupying a fundamental role as agents ofknowledge, educational institutions seek to incorporate intotheir scope teaching and learning situations that not only fulfilltheir educational role but also satisfy the new demands ofcontemporaneity. In this way, public policies, through officialdocuments, seek to contribute to the current educationalsystem, adding new conceptions and teaching models. Therefore, given the implementation of the BNCC andconceiving CP as an instrument of mediation between learnersand objects of knowledge, we realize the necessity to establishan accurate study based on the concept of Multiliteracies, proposed by the New London Group (NLG) in the mid-90s. We are therefore based on three theoretical pillars: i) Multiliteracies Pedagogy (MLP); ii) Learning and KnowledgeTechnologies and Technologies of Empowerment and Social Participation (LKT and TEP, respectively); and iii) Curriculum as a Multimodal Discursive Genre. As for data processing, weintend to use Google Classroom, Google Meet, semi-structured questionnaires, and a field diary as collectioninstruments, given the general and specific objectives, as wellas the quantity of sources and information related to thesubject of this investigation. We start from the hypothesis thatthe implementation of the Multiliteracies Pedagogy, throughthe CP, with the BNCC as its base text, can provide guidelinesfor public power and education professionals whose mainobjective is to promote an education of resistance, liberation,and subversion of reactionary school practices.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Pedagogia dos multiletramentos, Currículos - São Paulo (Estado), Base Nacional Comum Curricular, Tecnologias digitais, TDIC, Education, Multiliteracies pedagogy, Paulista Curriculum, Brazilian Common National Curriculum Base
Idioma
Português
Citação
ALEXANDRE FILHO, Paulo. Pedagogia dos multiletramentos, currículo paulista e BNCC: (re)configurando paradigmas para a educação do século XXI. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.