Publicação: A formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativa
dc.contributor.author | Araya, Ana Maria Osório [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, João Ricardo Neves da [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:31Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:31Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Apresentamos aqui parte dos resultados de uma pesquisa que teve por intenção promover a análise das interações ocorridas em um grupo de estudos e discussão entre licenciandos em física e professores de física em exercício profissional. Partindo das premissas teóricas de que a interação comunicativa entre as pessoas é parte do processo de construção de conhecimentos e do processo de emancipação dos sujeitos e com o apoio das considerações advindas da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, caracterizamos a construção conjunta de conhecimentos e concepções em um grupo de estudos e discussão de tópicos de física que envolve a participação de futuros professores de física e professores de física em exercício. Com a análise dos registros de todas as reuniões em áudio e dos diários produzidos pelos participantes do grupo, foi possível descrever um processo segundo o qual a interação entre um futuro professore e um professore de física, se comunicativa, pode propiciar uma formação mais condizente com as ideologias dos referenciais críticos nos quais também nos apoiamos. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Instituto de Física e Química (IFQ), Itajubá, MG, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 1690-1701 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1690-1701 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-1690-1701.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 1543738193935256 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141801 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | A formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativa | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 1543738193935256[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-3727-2574[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Física, Química e Biologia - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-1690-1701.pdf
- Tamanho:
- 564.29 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format