Logo do repositório
 

Compartilhamento de conhecimento organizacional : estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Valentim, Marta Lígia Pomim

Coorientador

Pós-graduação

Ciência da Informação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O conhecimento organizacional é resultado da cognição dos indivíduos que compõem a organização e da interação entre esses indivíduos. A gestão do conhecimento tem papel fundamental na criação e no desenvolvimento de estratégias organizacionais que promovam o compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional, na gestão dos fluxos informacionais e de conhecimento e na criação de ferramentas estratégicas que contribuam para o mapeamento, identificação e desenvolvimento de soluções práticas e aplicáveis, visando a melhoria contínua da organização. O objetivo desta pesquisa é analisar como a cultura e a rede de conhecimentos influenciam o compartilhamento de conhecimento no contexto de uma organização de ensino superior. Para tanto, inicialmente realizou-se uma revisão de literatura nas fontes de informação “Web of Science” e “BRAPCI-Base de Dados em Ciência da Informação” sobre as temáticas estudadas, abrangendo o período entre 2013 e 2023 e considerando artigos científicos que contivessem as palavras-chave “cultura organizacional”, “rede de conhecimento” e “compartilhamento de conhecimento”, nos idiomas português, inglês e espanhol. Em relação à pesquisa de campo, aplicou-se o método Estudo de Caso Único, cujas fontes de evidência foram a entrevista semiestruturada, o questionário, a observação participante e a análise de documentos. Em relação à análise dos dados coletados, aplicou-se o método Análise de Conteúdo, mais especificamente a técnica Análise Categorial. A partir da análise da literatura, observou-se que a temática é discutida interdisciplinarmente em distintas áreas, contudo, considerando sua importância, poucas pesquisas se dedicam a discutir e compreender os impactos organizacionais do compartilhamento ou do não compartilhamento do conhecimento, uma vez que o conhecimento não compartilhado pode comprometer o desenvolvimento e as perspectivas da organização no médio ou longo prazo. Além disso constatou-se a inter-relação e interdependência entre cultura, redes e compartilhamento de conhecimento. Uma cultura organizacional que incentive a colaboração e o aprendizado contínuo facilita a formação de redes de conhecimento eficazes, as quais, por sua vez, promovem o compartilhamento de conhecimento entre os membros da organização. Essa dinâmica de interações é vista como um fator chave para a melhoria da eficiência e da capacidade de inovação dentro da organização, as redes de conhecimento desempenham um papel crucial para a geração de inovação, cuja base de conhecimento pode influenciar os processos iniciais e finais relacionados ao processo inovativo. Os principais resultados indicam que a gestão do conhecimento é fundamental para o sucesso organizacional, e que a cultura organizacional e as redes de conhecimento têm uma influência significativa no compartilhamento de conhecimento, fator que impacta diretamente na eficácia e inovação dentro das organizações de ensino superior. O conhecimento gerado no ambiente organizacional inclui conhecimentos tácitos, experiências e habilidades que são transmitidos de forma informal. Dessa forma, o conhecimento organizacional não é estático, mas dinâmico, sendo constantemente reconstruído e expandido à medida que os indivíduos colaboram e interagem. Por fim, conhecimento não compartilhado perde importância, pois não é apropriado pelo coletivo da organização.

Resumo (inglês)

Organizational knowledge is the result of the cognition of the individuals that make up the organization and the interaction between these individuals. Knowledge management plays a fundamental role in the creation and development of organizational strategies that promote knowledge sharing in the organizational environment, in the management of information and knowledge flows, in the creation of strategic tools that contribute to the mapping, identification and development of practical and applicable solutions, aiming at the continuous improvement of the organization. The objective of this research is to analyze how culture and the knowledge network influence knowledge sharing in the context of a higher education organization. To this end, a literature review was initially carried out in the Web of Science and BRAPCI- Base de Dados em Ciência da Informação sources on the studied topics, covering the period between 2013 and 2023, considering scientific articles that contained the keywords “organizational culture”, “knowledge network” and “knowledge sharing”, in Portuguese, English and Spanish. Regarding the field research, the Single Case Study method was applied, whose sources of evidence were the semi-structured interview, the questionnaire, participant observation and document analysis. Regarding the analysis of the collected data, the Content Analysis method was applied, more specifically the Categorical Analysis technique. From the analysis of the literature, it was observed that the theme is discussed interdisciplinarity in different areas, however, considering its importance, few studies are dedicated to discussing and understanding the organizational impacts of sharing or not sharing knowledge, since unshared knowledge can compromise the development and perspectives of the organization in the medium or long term. In addition, the interrelation and interdependence between culture, networks and knowledge sharing were observed. An organizational culture that encourages collaboration and continuous learning facilitates the formation of effective knowledge networks, which in turn promotes knowledge sharing among organizational members. This dynamic of interactions is seen as a key factor in improving efficiency and innovation capacity within the organization. Knowledge networks play a crucial role in generating innovation, whose knowledge base can influence the initial and final processes related to the innovative process. The main results indicate that knowledge management is fundamental to organizational success, and that organizational culture and knowledge networks have a significant influence on knowledge sharing, a factor that directly impacts effectiveness and innovation within higher education organizations. Knowledge generated in the organizational environment includes tacit knowledge, experiences, and skills that are transmitted informally. Thus, organizational knowledge is not static, but dynamic, being constantly reconstructed and expanded as individuals collaborate and interact. Finally, unshared knowledge loses importance, as it is not appropriated by the organization's collective.

Resumo (espanhol)

El conocimiento organizacional es el resultado de la cognición de los individuos que integran la organización y la interacción entre estos individuos. La gestión del conocimiento juega un papel fundamental en la creación y desarrollo de estrategias organizacionales que promuevan el intercambio de conocimientos en el entorno organizacional, en la gestión de los flujos de información y conocimiento, en la creación de herramientas estratégicas que contribuyan al mapeo, identificación y desarrollo de Soluciones prácticas y aplicables, orientadas a la mejora continua de la organización. El objetivo de esta investigación es analizar cómo la cultura y la red de conocimiento influyen en el intercambio de conocimientos en el contexto de una organización de educación superior. Para ello, inicialmente se realizó una revisión sistemática de la literatura en las fuentes de información Web of Science y Base de Dados em Ciência da Informação sobre los temas estudiados, abarcando el período comprendido entre 2013 y 2023, considerando artículos científicos que contenían las palabras clave “cultura organizacional”, “conocimiento red” e “intercambio de conocimientos”, en portugués, inglés y español. Con relación a la investigación de campo, se aplicó el método de Estudio de Caso Único, cuyas fuentes de evidencia fueron la entrevista semiestructurada, el cuestionario, la observación participante y el análisis de documentos. Con relación al análisis de los datos recolectados, se aplicó el método de Análisis de Contenido, más específicamente la técnica de Análisis de Categorías. Del análisis de la literatura, se observó que el tema es discutido de manera interdisciplinaria en diferentes áreas, sin embargo, considerando su importancia, pocos estudios se dedican a discutir y comprender los impactos organizacionales de compartir o no compartir conocimiento, ya que el conocimiento no compartido puede comprometer el bienestar de la organización. desarrollo y perspectivas a medio o largo plazo. Además, se destacó la interrelación e interdependencia entre la cultura, las redes y el intercambio de conocimientos. Una cultura organizacional que fomenta la colaboración y el aprendizaje continuo facilita la formación de redes de conocimiento eficaces, que a su vez promueven el intercambio de conocimientos entre los miembros de la organización. Esta dinámica de interacciones es vista como un factor clave para mejorar la eficiencia y la capacidad de innovación dentro de la organización, las redes de conocimiento juegan un papel crucial en la generación de innovación, cuya base de conocimiento puede influir en los procesos iniciales y finales relacionados con el proceso innovador. Los principales resultados indican que la gestión del conocimiento es fundamental para el éxito organizacional, y que la cultura organizacional y las redes de conocimiento tienen una influencia significativa en el intercambio de conocimientos, un factor que incide directamente en la eficacia y la innovación dentro de las organizaciones de educación superior. El conocimiento generado en el entorno organizacional incluye conocimientos tácitos, experiencias y habilidades que se transmiten de manera informal. De esta manera, el conocimiento organizacional no es estático, sino dinámico, y se reconstruye y amplía constantemente a medida que los individuos colaboran e interactúan. Finalmente, el conocimiento no compartido pierde importancia, ya que no es apropiado por el colectivo de la organización.

Descrição

Palavras-chave

Compartilhamento de conhecimento, Cultura organizacional, Rede de conhecimento, Gestão do conhecimento, Gestão da informação, Knowledge sharing, Organizational culture, Knowledge network, Knowledge management, Information management, Socialización del conocimiento, Cultura organizacional, Red de conocimiento, Gestión del conocimiento, Gestión de la información

Idioma

Português

Citação

VASSI, Vanderlei Ferreira. Compartilhamento de conhecimento organizacional: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada. 2025. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação