Compartilhamento de conhecimento organizacional : estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada
dc.contributor.advisor | Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP] | |
dc.contributor.author | Vassi, Vanderlei Ferreira [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T13:54:39Z | |
dc.date.issued | 2025-02-26 | |
dc.description.abstract | O conhecimento organizacional é resultado da cognição dos indivíduos que compõem a organização e da interação entre esses indivíduos. A gestão do conhecimento tem papel fundamental na criação e no desenvolvimento de estratégias organizacionais que promovam o compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional, na gestão dos fluxos informacionais e de conhecimento e na criação de ferramentas estratégicas que contribuam para o mapeamento, identificação e desenvolvimento de soluções práticas e aplicáveis, visando a melhoria contínua da organização. O objetivo desta pesquisa é analisar como a cultura e a rede de conhecimentos influenciam o compartilhamento de conhecimento no contexto de uma organização de ensino superior. Para tanto, inicialmente realizou-se uma revisão de literatura nas fontes de informação “Web of Science” e “BRAPCI-Base de Dados em Ciência da Informação” sobre as temáticas estudadas, abrangendo o período entre 2013 e 2023 e considerando artigos científicos que contivessem as palavras-chave “cultura organizacional”, “rede de conhecimento” e “compartilhamento de conhecimento”, nos idiomas português, inglês e espanhol. Em relação à pesquisa de campo, aplicou-se o método Estudo de Caso Único, cujas fontes de evidência foram a entrevista semiestruturada, o questionário, a observação participante e a análise de documentos. Em relação à análise dos dados coletados, aplicou-se o método Análise de Conteúdo, mais especificamente a técnica Análise Categorial. A partir da análise da literatura, observou-se que a temática é discutida interdisciplinarmente em distintas áreas, contudo, considerando sua importância, poucas pesquisas se dedicam a discutir e compreender os impactos organizacionais do compartilhamento ou do não compartilhamento do conhecimento, uma vez que o conhecimento não compartilhado pode comprometer o desenvolvimento e as perspectivas da organização no médio ou longo prazo. Além disso constatou-se a inter-relação e interdependência entre cultura, redes e compartilhamento de conhecimento. Uma cultura organizacional que incentive a colaboração e o aprendizado contínuo facilita a formação de redes de conhecimento eficazes, as quais, por sua vez, promovem o compartilhamento de conhecimento entre os membros da organização. Essa dinâmica de interações é vista como um fator chave para a melhoria da eficiência e da capacidade de inovação dentro da organização, as redes de conhecimento desempenham um papel crucial para a geração de inovação, cuja base de conhecimento pode influenciar os processos iniciais e finais relacionados ao processo inovativo. Os principais resultados indicam que a gestão do conhecimento é fundamental para o sucesso organizacional, e que a cultura organizacional e as redes de conhecimento têm uma influência significativa no compartilhamento de conhecimento, fator que impacta diretamente na eficácia e inovação dentro das organizações de ensino superior. O conhecimento gerado no ambiente organizacional inclui conhecimentos tácitos, experiências e habilidades que são transmitidos de forma informal. Dessa forma, o conhecimento organizacional não é estático, mas dinâmico, sendo constantemente reconstruído e expandido à medida que os indivíduos colaboram e interagem. Por fim, conhecimento não compartilhado perde importância, pois não é apropriado pelo coletivo da organização. | pt |
dc.description.abstract | Organizational knowledge is the result of the cognition of the individuals that make up the organization and the interaction between these individuals. Knowledge management plays a fundamental role in the creation and development of organizational strategies that promote knowledge sharing in the organizational environment, in the management of information and knowledge flows, in the creation of strategic tools that contribute to the mapping, identification and development of practical and applicable solutions, aiming at the continuous improvement of the organization. The objective of this research is to analyze how culture and the knowledge network influence knowledge sharing in the context of a higher education organization. To this end, a literature review was initially carried out in the Web of Science and BRAPCI- Base de Dados em Ciência da Informação sources on the studied topics, covering the period between 2013 and 2023, considering scientific articles that contained the keywords “organizational culture”, “knowledge network” and “knowledge sharing”, in Portuguese, English and Spanish. Regarding the field research, the Single Case Study method was applied, whose sources of evidence were the semi-structured interview, the questionnaire, participant observation and document analysis. Regarding the analysis of the collected data, the Content Analysis method was applied, more specifically the Categorical Analysis technique. From the analysis of the literature, it was observed that the theme is discussed interdisciplinarity in different areas, however, considering its importance, few studies are dedicated to discussing and understanding the organizational impacts of sharing or not sharing knowledge, since unshared knowledge can compromise the development and perspectives of the organization in the medium or long term. In addition, the interrelation and interdependence between culture, networks and knowledge sharing were observed. An organizational culture that encourages collaboration and continuous learning facilitates the formation of effective knowledge networks, which in turn promotes knowledge sharing among organizational members. This dynamic of interactions is seen as a key factor in improving efficiency and innovation capacity within the organization. Knowledge networks play a crucial role in generating innovation, whose knowledge base can influence the initial and final processes related to the innovative process. The main results indicate that knowledge management is fundamental to organizational success, and that organizational culture and knowledge networks have a significant influence on knowledge sharing, a factor that directly impacts effectiveness and innovation within higher education organizations. Knowledge generated in the organizational environment includes tacit knowledge, experiences, and skills that are transmitted informally. Thus, organizational knowledge is not static, but dynamic, being constantly reconstructed and expanded as individuals collaborate and interact. Finally, unshared knowledge loses importance, as it is not appropriated by the organization's collective. | en |
dc.description.abstract | El conocimiento organizacional es el resultado de la cognición de los individuos que integran la organización y la interacción entre estos individuos. La gestión del conocimiento juega un papel fundamental en la creación y desarrollo de estrategias organizacionales que promuevan el intercambio de conocimientos en el entorno organizacional, en la gestión de los flujos de información y conocimiento, en la creación de herramientas estratégicas que contribuyan al mapeo, identificación y desarrollo de Soluciones prácticas y aplicables, orientadas a la mejora continua de la organización. El objetivo de esta investigación es analizar cómo la cultura y la red de conocimiento influyen en el intercambio de conocimientos en el contexto de una organización de educación superior. Para ello, inicialmente se realizó una revisión sistemática de la literatura en las fuentes de información Web of Science y Base de Dados em Ciência da Informação sobre los temas estudiados, abarcando el período comprendido entre 2013 y 2023, considerando artículos científicos que contenían las palabras clave “cultura organizacional”, “conocimiento red” e “intercambio de conocimientos”, en portugués, inglés y español. Con relación a la investigación de campo, se aplicó el método de Estudio de Caso Único, cuyas fuentes de evidencia fueron la entrevista semiestructurada, el cuestionario, la observación participante y el análisis de documentos. Con relación al análisis de los datos recolectados, se aplicó el método de Análisis de Contenido, más específicamente la técnica de Análisis de Categorías. Del análisis de la literatura, se observó que el tema es discutido de manera interdisciplinaria en diferentes áreas, sin embargo, considerando su importancia, pocos estudios se dedican a discutir y comprender los impactos organizacionales de compartir o no compartir conocimiento, ya que el conocimiento no compartido puede comprometer el bienestar de la organización. desarrollo y perspectivas a medio o largo plazo. Además, se destacó la interrelación e interdependencia entre la cultura, las redes y el intercambio de conocimientos. Una cultura organizacional que fomenta la colaboración y el aprendizaje continuo facilita la formación de redes de conocimiento eficaces, que a su vez promueven el intercambio de conocimientos entre los miembros de la organización. Esta dinámica de interacciones es vista como un factor clave para mejorar la eficiencia y la capacidad de innovación dentro de la organización, las redes de conocimiento juegan un papel crucial en la generación de innovación, cuya base de conocimiento puede influir en los procesos iniciales y finales relacionados con el proceso innovador. Los principales resultados indican que la gestión del conocimiento es fundamental para el éxito organizacional, y que la cultura organizacional y las redes de conocimiento tienen una influencia significativa en el intercambio de conocimientos, un factor que incide directamente en la eficacia y la innovación dentro de las organizaciones de educación superior. El conocimiento generado en el entorno organizacional incluye conocimientos tácitos, experiencias y habilidades que se transmiten de manera informal. De esta manera, el conocimiento organizacional no es estático, sino dinámico, y se reconstruye y amplía constantemente a medida que los individuos colaboran e interactúan. Finalmente, el conocimiento no compartido pierde importancia, ya que no es apropiado por el colectivo de la organización. | es |
dc.identifier.capes | 33004110043P4 | |
dc.identifier.capes | 33004110043P4 | |
dc.identifier.citation | VASSI, Vanderlei Ferreira. Compartilhamento de conhecimento organizacional: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada. 2025. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025. | pt |
dc.identifier.lattes | 9658706655013863 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-2448-4519 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/296291 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Compartilhamento de conhecimento | pt |
dc.subject | Cultura organizacional | pt |
dc.subject | Rede de conhecimento | pt |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt |
dc.subject | Gestão da informação | pt |
dc.subject | Knowledge sharing | en |
dc.subject | Organizational culture | en |
dc.subject | Knowledge network | en |
dc.subject | Knowledge management | en |
dc.subject | Information management | en |
dc.subject | Socialización del conocimiento | es |
dc.subject | Cultura organizacional | es |
dc.subject | Red de conocimiento | es |
dc.subject | Gestión del conocimiento | es |
dc.subject | Gestión de la información | es |
dc.title | Compartilhamento de conhecimento organizacional : estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada | pt |
dc.title.alternative | Organizational knowledge sharing: a case study in a private higher education institution | en |
dc.type | Tese de doutorado | pt |
dcterms.impact | Esta pesquisa contribui para a valorização das estratégias da gestão do conhecimento no contexto organizacional, visando consolidar aspectos conceituais e metodológicos oriundos da área da Ciência da Informação que, por sua vez, se beneficia do fortalecimento das organizações contemporâneas, pois uma vez mapeadas, analisadas e compreendidas, potencializam seus resultados e proporcionam diversos benefícios para todos os indivíduos que circundam seu ambiente ou seu habitat cultural. No contexto organizacional, é evidenciada, cada vez mais, a importância da gestão do conhecimento, em especial aspectos inter-relacionados ao compartilhamento do conhecimento de maneira estruturada e intencional, de modo que haja a potencialização dos resultados estratégicos e a melhoria da performance organizacional. Além disso, a compreensão desses aspectos, por parte dos gestores, contribui para a melhoria do nível de competitividade de todas as áreas da organização: administrativa, financeira, produção, marketing, recursos humanos, entre outras. No que se refere à área de Ciência da Informação, em especial este campo de investigação, esta pesquisa contribui para o aprofundamento das problemáticas interrelacionadas à gestão do conhecimento, uma vez que não se trata de teorias desconectadas da prática, ao contrário, trata-se de teorias, metodologias e modelos fundamentais para a construção de uma gestão organizacional mais eficiente. Além disso, contribui para o aprofundamento e a disseminação de teorias e práticas relacionadas à gestão do conhecimento, dando destaque à inter-relação entre temas como, por exemplo, a rede e o compartilhamento de conhecimentos, entre outros. Espera-se, ainda, que esta pesquisa sirva como instrumento de reflexão e dê base para estudos teórico-práticos em outros contextos organizacionais. No contexto em que a pesquisa foi realizada, pretendeu-se enfocar a importância da gestão do conhecimento organizacional, visto que é muito comum pensar em uma instituição de ensino apenas pelo viés pedagógico, sem considerar que se trata de uma organização como outra qualquer, cujos desafios para a sua sustentabilidade organizacional devem ser enfrentados por meio de distintas estratégias. As teorias e conceitos analisados e discutidos e os resultados alcançados podem ser aplicados em organizações de qualquer ramo de atuação, independentemente de sua capacidade financeira, dimensão e estrutura. Podem, ainda, servir de base para a transformação do ambiente em que a pesquisa está sendo aplicada ou de qualquer outra organização que queira desenvolver a cultura do compartilhamento de conhecimento. O desenvolvimento de ações voltadas à gestão e à valorização do conhecimento, ao contrário do que se pensa, tem custo acessível e pode trazer resultados financeiros no curto prazo e, em alguns casos, pode, inclusive, representar a existência ou o fim da existência da organização, considerando que o fracasso organizacional, em geral, se inicia de maneira abstrata e transcende para o material. No que tange ao impacto social, esta pesquisa coloca o indivíduo como figura central das estratégias organizacionais e, assim, contribui para a criação de uma cultura organizacional que valorize o conhecimento, evidenciando o papel de cada sujeito organizacional no compartilhamento de conhecimento, fator determinante e real diferencial para o sucesso ou fracasso na execução e no alcance dos objetivos estratégicos definidos pela organização. Além disso, destaca o sujeito como essencial aos processos organizacionais, porquanto ao pensar e socializar suas ideias, conhecimentos e experiências pode transformar de maneira positiva o ambiente ao seu redor e transformar a sua realidade social. | pt |
dcterms.impact | This research contributes to the valorization of knowledge management strategies in the organizational context, aiming to consolidate conceptual and methodological aspects originating from the area of Information Science, which, in turn, benefit from the strengthening of contemporary organizations, since once mapped, analyzed and understood, they enhance their results and provide several benefits to all individuals who surround their environment or cultural habitat. In the organizational context, the importance of knowledge management is increasingly evident, especially aspects interrelated to the sharing of knowledge in a structured and intentional manner, so that there is the enhancement of strategic results and the improvement of organizational performance. Furthermore, the understanding of these aspects by managers contributes to the improvement of the level of competitiveness of all areas of the organization: administrative, financial, production, marketing, human resources, among others. In the area of Information Science, especially this field of research, this research contributes to the deepening of the problems interrelated to knowledge management, since it is not about theories disconnected from practice, on the contrary, it is about theories, methodologies and fundamental models for the construction of a more efficient organizational management. In addition, it contributes to the deepening and dissemination of theories and practices related to knowledge management, highlighting the interrelationship between themes such as, for example, the network and knowledge sharing, among others. It is also expected that this research will serve as an instrument of reflection and provide a basis for theoretical and practical studies in other organizational contexts. In the context in which the research was carried out, the intention was to focus on the importance of organizational knowledge management, since it is very common to think of an educational institution only from a pedagogical perspective, without considering that it is an organization like any other, whose challenges to its organizational sustainability must be faced through different strategies. The theories and concepts analyzed and discussed, and the results achieved can be applied to organizations in any field of activity, regardless of their financial capacity, size, and structure. They can also serve as a basis for transforming the environment in which the research is being applied or any other organization that wants to develop a culture of knowledge sharing. The development of actions aimed at managing and valuing knowledge, contrary to popular belief, is affordable and can bring financial results in the short term and, in some cases, can even represent the existence or the end of the existence of the organization, considering that organizational failure, in general, begins in an abstract way and transcends to the material. Regarding social impact, this research places the individual as the central figure in organizational strategies and, thus, contributes to the creation of an organizational culture that values knowledge, highlighting the role of each organizational subject in sharing knowledge, a determining factor and real differentiator for success or failure in the execution and achievement of the strategic objectives defined by the organization. Furthermore, it highlights the subject as essential to organizational processes, because by thinking and socializing their ideas, knowledge, and experiences they can positively transform the environment around them and transform their social reality | en |
dcterms.impact | Esta investigación contribuye a la valorización de estrategias de gestión del conocimiento en el contexto organizacional, buscando consolidar aspectos conceptuales y metodológicos provenientes del área de las Ciencias de la Información que, a su vez, se beneficia del fortalecimiento de las organizaciones contemporáneas, una vez mapeadas, analizadas y entendidos, mejoran sus resultados y proporcionan diversos beneficios para todos los individuos que rodean su entorno o hábitat cultural. En el contexto organizacional, la importancia de la gestión del conocimiento es cada vez más evidente, especialmente los aspectos interrelacionados con compartir conocimiento de manera estructurada e intencional, de modo que se potencien los resultados estratégicos y se mejore el desempeño organizacional. Además, comprender estos aspectos por parte de los directivos contribuye a mejorar el nivel de competitividad en todas las áreas de la organización: administrativa, financiera, productiva, marketing, recursos humanos, entre otras. En lo que respecta al área de las Ciencias de la Información, especialmente este campo de investigación, esta investigación contribuye a la profundización de problemas interrelacionados con la gestión del conocimiento, ya que no se trata de teorías desconectadas de la práctica, por el contrario, se trata de teorías fundamentales, metodologías y modelos para la construcción de una gestión organizacional más eficiente. Además, contribuye a la profundización y difusión de teorías y prácticas relacionadas con la gestión del conocimiento, destacando la interrelación entre temas como, por ejemplo, el networking y el intercambio de conocimientos, entre otros. También se espera que esta investigación sirva como instrumento de reflexión y proporcione base para estudios teóricoprácticos en otros contextos organizacionales. En el contexto en el que se desarrolló la investigación se buscó enfocar la importancia de la gestión del conocimiento organizacional, ya que es muy común pensar en una institución educativa sólo desde una perspectiva pedagógica, sin considerar que es una organización como cualquier otra. otros, cuyos desafíos a su sostenibilidad organizacional deben enfrentarse a través de diferentes estrategias. Las teorías y conceptos analizados y discutidos y los resultados alcanzados pueden aplicarse a organizaciones de cualquier campo de actividad, independientemente de su capacidad financiera, tamaño y estructura. También pueden servir como base para transformar el entorno en el que se aplica la investigación o cualquier otra organización que quiera desarrollar una cultura de intercambio de conocimientos. El desarrollo de acciones encaminadas a gestionar y valorar el conocimiento, contrariamente a la creencia popular, es asequible y puede traer resultados financieros en el corto plazo y, en algunos casos, incluso puede representar la existencia o el fin de la existencia de la organización, considerando que el fracaso organizacional, en general, comienza de manera abstracta y trasciende a lo material. En cuanto al impacto social, esta investigación sitúa al individuo como figura central de las estrategias organizacionales y, así, contribuye a la creación de una cultura organizacional que valora el conocimiento, destacando el papel de cada sujeto organizacional en compartir conocimiento, factor determinante y real. diferencial para el éxito o fracaso en la ejecución y consecución de los objetivos estratégicos definidos por la organización. Además, destaca el tema como esencial para los procesos organizacionales, porque al pensar y socializar sus ideas, conocimientos y experiencias pueden transformar positivamente el entorno que los rodea y transformar su realidad social. | es |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isAuthorOfPublication | d2a0d6c5-c8e1-4bdb-846b-b9bfc0ac6744 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d2a0d6c5-c8e1-4bdb-846b-b9bfc0ac6744 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Ciência da Informação - FFC | pt |
unesp.knowledgeArea | Outra | pt |
unesp.researchArea | Gestão, mediação e uso da informação | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Licença do pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: