Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos

dc.contributor.advisorSilva, Luciene Ferreira da [UNESP]
dc.contributor.authorGoes, Daniella de Luca
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-06-07T14:09:38Z
dc.date.available2021-06-07T14:09:38Z
dc.date.issued2020-12-18
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivos compreender as dificuldades dos docentes da área da Educação Física que atuam na Educação Infantil no município de Santo André (SP) e analizar a utilização dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física. Para tanto, foi realizada uma intervenção utilizando a técnica de grupo focal. As falas foram analisadas pela metodologia de Análise de Conteúdo tendo a pesquisa bibliográfica como suporte. Foram estabelecidas quatro categorias que permitiram uma melhor compreensão da construção dos dados e da realidade investigada. Após a análise foram identificadas dificuldades estruturais e didáticas citadas pelos docentes e abordadas à luz dos referencias teóricos. Como suporte para superá-las os docentes relataram utilizar os jogos e brincadeiras mais como estratégia de ensino do que como conhecimento específico.pt
dc.description.abstractThe aim of this paper is to understand the difficulties of Physical Education teachers in Santo André city (State of São Paulo, Brazil) and how the use of games and plays used in classes might help improving their skills on how give these classes for those interviewed teachers. For accomplish this, an intervention had been made with these teachers by using a focus group technic and their responses were analyzed by using Content Analysis Methodology and the bibliography texts as a support in order to allow a better understanding from the data collected from them. After the intervention and by checking the difficulties that had been found, these ones were used as basis for how they could be solved and how those games helped could help teachers to overcome their teaching troubles as well as the strategies used by them for it.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001.
dc.identifier.capes33004137068P8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204865
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação físicapt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectJogospt
dc.subjectBrincadeiraspt
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectGamesen
dc.subjectPlaysen
dc.titleO ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneospt
dc.title.alternativeThe teaching of physical education in preschool: contemporary challengesen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Física em Rede Nacional - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
goes_dl_me_rcla.pdf
Tamanho:
579.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: