Publicação: O conceito das protoformas do cânone: aspectos históricos, terminológicos e processos composicionais no século XVI
dc.contributor.advisor | Nogueira, Marcos Pupo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Iafelice, Carlos Henrique Cascarelli [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-02-12T11:34:58Z | |
dc.date.available | 2016-02-12T11:34:58Z | |
dc.date.issued | 2015-12-14 | |
dc.description.abstract | Fundamentado a partir de três eixos do conhecimento da polifonia (teórico, prático e especulativo), este trabalho apresenta o ‘conceito das protoformas do cânone’, que consiste em cinco matrizes ou formas-base que sintetizam as variadas manifestações do cânone durante os séculos XIII ao XVI. Para a fundamentação da pesquisa, são considerados primariamente aspectos relacionados à periodicidade motívica em tratados e exemplos musicais do séc. XIII, limitando-se à compreensão do termo como apresentado nos tratados práticos do séc. XVI, propiciando assim, materiais e indícios que apontam as variadas etapas do desenvolvimento e realização do cânone. Ao longo da exposição do estudo, uma série de comentários de excertos diretamente ligados às fontes primárias são apresentados, resultando em uma contribuição teórica às questões terminológicas e conceituais concernentes à sua história. | pt |
dc.description.abstract | Based from three axes of polyphony’s knowledge (theoretical, practical and speculative), this work presents the 'concept of the canon’s protoforms', which consists of five matrices or forms-based synthesizing the varied manifestations of the canon during the 13th-16th centuries. In order to support the research, they are considered primarily aspects related to motivic periodicity in treatises and musical examples in 13th century, being limited on understanding of the term as presented in practical treatises in 16th-century, thus providing materials and evidences that link the various stages of development and realization of the canon. Throughout the study’s exposition, a series of excerpts and comments directly related to the primary sources are presented, resulting in a theoretical contribution to the terminological and conceptual issues concerning they history. | en |
dc.identifier.aleph | 000860654 | |
dc.identifier.capes | 33004013066P3 | |
dc.identifier.lattes | 7158461736255969 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/134238 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Protoformas do cânone | pt |
dc.subject | Polifonia | pt |
dc.subject | Contraponto | pt |
dc.subject | Renascença | pt |
dc.subject | Canon’s protoforms | en |
dc.subject | Polyphony | en |
dc.subject | Counterpoint | en |
dc.subject | Renaissance | en |
dc.title | O conceito das protoformas do cânone: aspectos históricos, terminológicos e processos composicionais no século XVI | pt |
dc.title.alternative | The concept of canon's protoforms: historical, terminological aspects, and compositional process in 16th-century | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 7158461736255969 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Música - IA | pt |
unesp.knowledgeArea | Musicologia/etnomusicologia | pt |
unesp.researchArea | Teorias da música | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- lafelice_chc_me_ia.pdf
- Tamanho:
- 37.86 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 3.02 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: