Logo do repositório
 

Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil

dc.contributor.authorAzevedo, Priscila Domingues De
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:22Z
dc.date.available2015-02-02T12:39:22Z
dc.date.issued2014-08-01
dc.description.abstractThis article identifies the production, recognition and redefinition of methodological knowledge and mathematicians shown in oral and written narratives of teachers in Childhood Education, when they gather in a group collaborative study on mathematics education in childhood. This is a qualitative research which, through content analysis, showed evidence of professional development manifested by the group participants in the process of continuing education. Methodological approaches resized by teachers in the process of forming the group, mathematical knowledge possible to work from the games, and aspects of collaborative learning that occurred in the group were identified from the narratives. In summary, it is emphasized that the produced narratives became an element of reflection and continuous education, because they could be more aware of their own practice, reflect, evaluate, and improve their pedagogical work.en
dc.description.abstractEste artigo identifica a produção, o reconhecimento e a ressignificação de conhecimentos metodológicos e matemáticos que se revelaram nas narrativas orais e escritas de professoras da Educação Infantil, quando reunidas em um grupo de estudo colaborativo sobre a Educação Matemática na infância. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que, pela análise de conteúdo, evidenciou indícios de desenvolvimento profissional manifestados pelas participantes do grupo em processo de formação continuada. Identificaram-se, a partir das narrativas, as abordagens metodológicas redimensionadas pelas professoras no processo de formação no grupo; os conhecimentos matemáticos possíveis de trabalhar a partir de jogos; e os aspectos da aprendizagem colaborativa que ocorreu no grupo. Em síntese, destaca-se que as narrativas reflexivas produzidas pelas professoras se revelaram como um elemento de reflexão e formação docente, pois puderam tomar mais consciência de sua própria prática, refletir, avaliar e aprimorar seu trabalho pedagógico.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent857-874
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a20
dc.identifier.citationBolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 28, n. 49, p. 857-874, 2014.
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v28n49a20
dc.identifier.fileS0103-636X2014000200857.pdf
dc.identifier.issn0103-636X
dc.identifier.scieloS0103-636X2014000200857
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114242
dc.language.isopor
dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectNarrativas de Professoraspt
dc.subjectEducação Matemática na Infânciapt
dc.subjectFormação Continuada de Professorespt
dc.subjectGrupo Colaborativopt
dc.subjectNarratives of Teachersen
dc.subjectMathematical Education in Childhooden
dc.subjectContinuous Education of Teachersen
dc.subjectCollaborative Groupen
dc.titleNarrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantilpt
dc.title.alternativePedagogical Practices Narratives of Teachers who teach Mathematics in Childhood Educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-636X2014000200857.pdf
Tamanho:
307.66 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções