Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino de Ciências em uma abordagem de História da Ciência: a Ciência no Brasil e a doença de Chagas.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Caldeira, Ana Maria de Andrade

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Nessa tese tivemos como objetivos: Analisar a validade do uso da estratégia da Aprendizagem Baseada em Equipes no ensino de Biologia no Ensino Médio em uma abordagem da História da Ciência sobre a questão da construção da Doença de Chagas. Analisar a construção de competências em uma abordagem de Historia da Ciência no ensino interdisciplinar de Biologia, História e Filosofia no Ensino Médio sobre a questão da construção da Doença de Chagas. Para o desenvolvimento desse trabalho traçamos como caminho metodológico de pesquisa e ensino. Realizar a investigação de fontes primárias e secundárias sobre o contexto social, histórico e epistemológico da construção da Tripanossomíase Americana. Elaborar textos sobre a Tripanossomíase Americana, as controvérsias que permearam sua construção. Construir e aplicar material didático embasado na estratégia da Aprendizagem Baseada em Equipes na abordagem da História e Filosofia sobre a questão da construção da Doença de Chagas. Para analise dos dados utilizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa. Concluímos que para desenvolver abordagem de História da Ciência no ensino de Biologia da Educação Básica sem torna-lo em Ensino de História da Ciência. Podemos realiza-la interdisciplinarmente. A utilização da estratégia Aprendizagem Baseada em Equipes é viável para subsidiar a construção de conhecimento cientifico e competências das disciplinas de Biologia, História e Filosofia em uma abordagem da História da Ciência no ensino de Biologia no Ensino Médio. As turmas da terceira série do Ensino Médio pesquisadas apresentam maturidade suficiente para o processo de ensino aprendizagem utilizando a estratégia Aprendizagem Baseada em Equipes.

Resumo (inglês)

In this thesis we had as objectives: To analyze the validity of the use of the strategy of the Team-Based Learning in the teaching of Biology in High School in an approach of the History of Science on the question of the construction of Chagas Disease. To analyze the construction of competences in an approach of History of Science in the interdisciplinary teaching of Biology, History and Philosophy in High School on the question of the construction of Chagas Disease. For the development of this work we draw as methodological way of research and teaching. To carry out the investigation of primary and secondary sources on the social, historical and epistemological context of the construction of American Trypanosomiasis. Elaborate texts on American Trypanosomiasis, the controversies that permeated its construction. To construct and apply didactic material based on the strategy of the Team-Based Learning in the approach of History and Philosophy on the question of the construction of Chagas Disease. To analyze the data we use a qualitative and quantitative approach. We conclude that to develop approach of History of Science in the teaching of Biology of Basic Education without making it into Teaching of History of Science. We can do it interdisciplinarily. The use of the Team Based Learning strategy is feasible to subsidize the construction of scientific knowledge and competences of the disciplines of Biology, History and Philosophy in an approach of the History of Science in the teaching of Biology in High School. The third grade high school classes researched present a sufficient maturity for the learning teaching process using the Team Based Learning strategy.

Descrição

Palavras-chave

Aprendizagem baseada em equipes, Doença de Chagas, Ensino de Biologia, Team-based learning, Chagas disease, Teaching of Biology

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação