Logotipo do repositório
 

Publicação:
É possível desenvolver a autorreflexão no estudante de primeiro ano que atua na comunidade? Um estudo preliminar

dc.contributor.authorPrearo, Alice Yamashita [UNESP]
dc.contributor.authorMonti, Fernanda Miranda Fumelli [UNESP]
dc.contributor.authorBarragan, Elena
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidad Nacional del Comahue
dc.date.accessioned2016-07-07T12:36:50Z
dc.date.available2016-07-07T12:36:50Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractIn a multiprofessional, discipline-based curriculum with cumulative and cognitive assessment, anew discipline based on University-Community Service Interaction (IUSC), for medicine and nursing students at a São Paulo school, aimed at finding a way to evaluate students’ development of communication and self-reflection skills. Overall assessment of students in small groups conducted through written reports and group portfolios failed to demonstrate self-reflection on the learning process in some students. A pilot study was therefore proposed, involving 15 students, divided into two randomly-selected groups, who agreed to develop an individual and reflective portfolio. Qualitative analysis of the material outlined categories such as reflection on student life before the chosen university course began, life experiences that led the student to the chosen career, correlation between learning the subject and professional practice and ability to identify their growth in communication skills, indicating an efficient process of self-reflection on their learning.en
dc.description.abstractNuma faculdade com currículo tradicional e predomínio da avaliação cognitiva e somativa, uma nova disciplina, baseada na interação entre universidade, serviços e comunidade (Iusc), para estudantes de Medicina e Enfermagem numa escola de São Paulo, teve por objetivo buscar uma forma de avaliar o desenvolvimento do aluno em habilidades de comunicação e autorreflexão. A avaliação global do aluno em pequenos grupos feita por meio de relatórios escritos e portfólio do grupo não evidenciou a autorreflexão sobre o processo de aprendizagem de alguns estudantes. Foi proposto, então, um estudo piloto com 15 alunos, divididos em dois grupos, selecionados aleatoriamente, que aceitaram desenvolver um portfólio individual e reflexivo. Na análise qualitativa do material, identificou-se a presença de categorias como reflexão sobre a vida estudantil antes do curso universitário escolhido, experiências de vida que levaram à escolha profissional, correlação do aprendizado na disciplina com a prática profissional e capacidade de identificar o crescimento em habilidades de comunicação, mostrando-se eficiente no processo de autorreflexão sobre a aprendizagem.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Pediatria, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidad Nacional del Comahue, Rio Negro, Argentina
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Pediatria, Botucatu, SP, Brasil
dc.format.extent24-31
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022012000100004
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, p. 24-31, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/s0100-55022012000100004
dc.identifier.fileS0100-55022012000100004.pdf
dc.identifier.issn0100-5502
dc.identifier.scieloS0100-55022012000100004
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141100
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEducation, medicalen
dc.subjectEducation, nursingen
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectEducational measurementen
dc.subjectEducação médicapt
dc.subjectEducação em enfermagempt
dc.subjectAtenção primária à saúdept
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.titleÉ possível desenvolver a autorreflexão no estudante de primeiro ano que atua na comunidade? Um estudo preliminarpt
dc.title.alternativeIs it possible for first year students working in the community to develop self-reflection? A preliminary studyen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1108177066681738[1]
unesp.author.orcid0000-0002-4356-0599[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentPediatria - FMBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0100-55022012000100004.pdf
Tamanho:
123.93 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format