Publicação:
Neurobiologia da aprendizagem escolar

dc.contributor.authorMello Junior, Wilson de [UNESP]
dc.contributor.authorMatheus, Selma Maria Michelin [UNESP]
dc.contributor.authorMartinucci, Bruno [UNESP]
dc.contributor.authorLupi Junior, Luiz Antonio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:37Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:37Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO conhecimento sobre Neurobiologia cresce exponencialmente no meio científico, abordando temas como atenção, memória e aprendizagem que possuem interface com a Educação. Contudo, a contribuição desses conhecimentos para a realidade da sala de aula é dificultada pelo afastamento entre as áreas, considerando seus métodos, objetivos e linguagem distintos. A informação veiculada de forma apressada e descompromissada sobre o cérebro humano, nos meios jornalísticos de divulgação científica, tem gerado mitos e equívocos amplamente difundidos na sociedade, bem como entre os professores. Nesta ação, realizada durante os anos de 2011 e 2012, tivemos por objetivos avaliar o conhecimento dos professores das escolas de ensino básico de Botucatu - SP, sobre Neurobiologia da Aprendizagem, e proporcionar espaços de discussão para a atualização na área. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários, os quais constituíram ferramentas para contextualizar e avaliar os conhecimentos já solidificados, visando à criação de espaços para diálogo e reflexão sobre o tema. A aproximação entre profissionais da Universidade e da Educação Básica foi uma experiência enriquecedora e importante para minimizar as distorções conceituais em Neurobiologia e para contribuir com a formação continuada dos educadores, de ambos os setores.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Anatomia, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Anatomia, Botucatu, SP, Brasil
dc.format.extent4691-4700
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4691-4700
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4691-4700.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141587
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectNeurobiologiapt
dc.subjectAprendizagem escolarpt
dc.subjectNeuroeducaçãopt
dc.titleNeurobiologia da aprendizagem escolarpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentAnatomia - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-4691-4700.pdf
Tamanho:
529.43 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format