Publicação: Análise de dados para correlacionar o nível de satisfação do cliente com a qualidade de rede: um ensaio técnico
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Data
2023-02-02
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Guaratinguetá - FEG - Engenharia Elétrica
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As comunicações móveis sem fio foram revolucionárias para a sociedade contemporânea, elas evoluíram rapidamente nas últimas décadas e hoje fornecem diversos serviços amplamente difundidos. A garantia da qualidade desses serviços é verificada constantemente pelas operadoras telefônicas por meio de medições realizadas periodicamente pelos dispositivos celulares. Tem-se como objetivo deste trabalho, propor estratégias para permanência de usuários por meio de análises de dados. A partir das informações fornecidos pela operadora sobre condições de rádio e pesquisa de satisfação dos usuários, foram realizadas análises de forma a delimitar as condições de rede geradoras de insatisfação. Esse padrão seria aplicado para os demais usuários da operadora de forma a identificar usuários de alto poder aquisitivo com grandes possibilidades de deixar a operadora. Buscava-se assim, criar estratégias de ação que garantissem a permanência desses clientes.
Resumo (inglês)
Wireless mobile communications were revolutionary for contemporary society, they have evolved rapidly in recent decades and today provide a wide range of services. The guarantee of the quality of these services is constantly verified by the telephone operators through measurements carried out periodically by the cellular devices. The objective of this work is to propose strategies for the permanence of users through data analysis. Based on the information provided by the operator on radio conditions and the user satisfaction survey, analyzes were carried out to delimit the network conditions that generate dissatisfaction. This standard would be applied to the operator's other users to identify users with high purchasing power who are likely to leave the operator. Thus, the aim was to create action strategies that would guarantee the permanence of these clients.
Descrição
Idioma
Português