Publicação: A importância da formação continuada para o uso das tecnologias informáticas na educação
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este artigo propõe-se a discutir a percepção que um grupo professores de matemática têm sobre o uso da informática na educação bem como apresentar algumas dificuldades enfrentadas por esses professores em utilizá-la em suas práticas pedagógicas. Como referencial teórico, utilizamos algumas concepções acerca da formação do professor para o uso da informática na educação, tanto em cursos de formação inicial como de formação continuada. O foco da pesquisa está na análise dos dados obtidos em um curso de formação continuada, que teve como público alvo vinte e um professores dos municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel, região oeste do Paraná. Esses dados, após serem remetidos a análises, levando em consideração o referencial teórico adotado, nos permitiu constatar que um dos principais obstáculo à implementação da informática na educação, é a falta de formação dos professores. A falta de preparo para o uso da informática, não somente como um recurso didático, mas também como um instrumento de trabalho, tem sido um grande problema enfrentado por eles. Muitos se sentem inseguros diante dos desafios impostos pelas tecnologias informáticas e, consequentemente, impossibilitados de utilizá-las em suas práticas.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4982-4994