Publicação: A supervalorização do corpo e da beleza na infância contemporânea
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Data
Autores
Orientador
Rossi, Célia Regina 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A construção de ideias e valores, assim como a apropriação da cultura, ocorre
durante a infância. Desta maneira, levando em conta as transformações
sociais e a forte difusão da beleza e da cultura do consumo pela mídia,
representadas até mesmo nos brinquedos, tem-se como consequência a
cultura da supervalorização do corpo e da beleza. Sendo assim, o trabalho
de conclusão de curso em questão, através de uma abordagem qualitativa,
por meio de levantamento bibliográfico de artigos disponíveis nas bases
SciElo e Google Academico, nos anos de 2014 a 2019, tem o intuito de
responder quais aspectos sociais e culturais influenciaram a supervalorização
do corpo e da beleza na infância contemporânea. A pesquisa torna evidente
que o consumismo e os brinquedos são os responsáveis por influenciar as
crianças da contemporaneidade a supervalorizarem o corpo e a beleza;
apontando como estão presentes em seu cotidiano e como as influenciam
diretamente, interferindo em seus ideais, valores e personalidade.
Resumo (inglês)
The construction of ideas and values, as well as the appropriation of culture, occurs during childhood. This way, considering the social transformations and the strong diffusion of beauty and the consumer culture by the media, represented even in toys, the culture of overvaluation of the body and beauty is a onsequence. Therefore, the course conclusion work in question, through a qualitative approach and through ibliographic research of articles available in the Scielo and Google Academic bases, between 2014 to 2019, aims to
answer which social and cultural aspects influenced the overvaluation of the body and beauty in contemporary childhood. The research makes evident that consumerism and toys are responsible for influencing contemporary children to overvalue the body and beauty; pointing out how they are present in their daily lives and how they directly influence them, interfering with their ideals, values and personality.
Descrição
Palavras-chave
Infância, Beleza, Consumismo infantil, Crianças, Mídia, Idealização do corpo infantil, Childhood, Beauty, Child consumerism, Media, Idealization of the child's body, Children
Idioma
Português