Publicação: A promoção em saúde Bucal pode mudar os hábitos de uma criança ainda em formação?
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Garbin, Cléa Adas Saliba 

Freire, Ana Carolina Fagundes 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Odontologia - FOA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The Health and Education are inextricably linked, and the concepts of health appear as a result of a consistent and well directed learning. The school age is the most appropriate period for the application of preventive educational programs. At this stage, children are more receptive to new knowledge and the school environment is conducive to the development of group actions, making it possible the learning of correct hygiene habits. The aim of this study was to assess the learning of the children enrolled in the Center for Child Living Happy Corner of the Faculty of Dentistry of Araçatuba - UNESP, through an assessment before and after the development of an education program on oral health. This was a cross-sectional descriptive study. The study was conducted with all students enrolled in the institution, belonging to an age group between 2 and 6 years. Children under two years and those who do not attend school on the days of collection were excluded from the study. In the first step we evaluated the behavior of children across the care of oral hygiene and dietary habits. The evaluation was performed by means of drawings given to children who answered the question This leaves your tooth happy or sad? Then was held a job in health education in the period of 08 months, covering topics on oral health and habits food. During this period the children received weekly visits from a team that addressed such issues in a playful manner. After this phase, we applied the same method of evaluation initially performed. The two stages were compared and from then noticed that there was a change in the perception of the target audience and influence habits
Resumo (português)
A Saúde e a Educação estão intrinsecamente associadas, sendo que os conceitos de saúde aparecem como resultado de um aprendizado consistente e bem direcionado. A idade escolar é o período mais apropriado para a aplicação de programas educacionais preventivos. Nessa fase, as crianças são mais receptivas a novos conhecimentos e o ambiente escolar é propicio para o desenvolvimento de ações em grupo, tornando-se possível o aprendizado de corretos hábitos de higiene. O objetivo desse trabalho foi verificar a influência no aprendizado das crianças matriculadas no Centro de Convivência Infantil Cantinho Feliz da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP, por meio de uma avaliação antes e após o desenvolvimento de um programa de educação em saúde bucal. Tratou-se de um estudo transversal descritivo. O trabalho foi realizado com todos os alunos matriculados na instituição, pertencentes a uma faixa etária entre 2 e 6 anos. Foram excluídas do estudo as crianças menores de 2 anos e as que não comparecerem a escola nos dias de coleta. Na primeira etapa foi avaliado o comportamento das crianças frente aos cuidados de higiene bucal e hábitos alimentares. A avaliação foi realizada por meio de desenhos apresentados às crianças que responderam a pergunta Isso deixa o seu dente feliz ou triste? Em seguida, foi realizado um trabalho de educação em saúde no período de 08 meses, abordando temas sobre saúde bucal e hábitos alimentares. Durante esse período as crianças receberam visitas semanais de uma equipe que abordou tais assuntos de forma lúdica. Após essa fase, foi aplicado o mesmo método de avaliação realizado inicialmente. As duas etapas foram comparadas e a partir de então observamos que houve alteração na percepção do público alvo e influência nos hábitos
Descrição
Palavras-chave
Educação em saúde, Saúde bucal, Criança, Higiene bucal, Health education
Idioma
Português
Como citar
BAZZI, Najla Freitas Fauze. A promoção em saúde Bucal pode mudar os hábitos de uma criança ainda em formação?. 2014. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Odontologia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2014.