Publicação: Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Porém, Maria Eugênia 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Due to market changes that are happening there is an increasing need for constant innovation on micro and small enterpreneurs. Taking this into consideration, the goal of this study is to reflect upon the relationship that exists between strategic planning and communication to the creation of innovation in micro and small enterpreneurs. The chosen methodology to accomplish this goal comprises a bibliographical research as well na applied survey results, it has been possible to identify that, in most of the case, micro and small enterpreneurs understand that strategic planning as well as communication is important to create innovation, although they cannot to implement them on their daily basis
Resumo (português)
Com as mudanças que estão acontecendo no mercado, as micro e pequenas empresas precisam inovar cada vez mais. Por isso, o objetivo desse estudo é refletir a relação que existe entre o planejamento estratégico e a comunicação para a geração de inovação em micro e pequenas empresas (MPEs). A metodologia escolhida para atender a esse objetivo compreende uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa aplicada com 12 micro e pequenas empresas de Bauru. Com os resultados da pesquisa foi possível identificar que, em sua grande maioria, os micro e pequenos empresários entendem que o planejamento estratégico e a comunicação são importantes para a geração de inovação, porém não conseguem implementá-los no seu cotidiano
Descrição
Palavras-chave
Comunicação, Planejamento estratégico, Desenvolvimento organizacional, Concorrência, Strategic planning
Idioma
Português
Como citar
CAVALHEIRO, Isabela. Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas. 2016. 86 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.