Logotipo do repositório
 

Publicação:
Negros e negra vestem a toga da Escola Normal de São Paulo (1890 - 1930)

dc.contributor.advisorNery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, José Veloso dos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-12-21T16:23:40Z
dc.date.available2021-12-21T16:23:40Z
dc.date.issued2021-03-25
dc.description.abstractA presente tese dedica-se à análise do processo de inserção do negro no ambiente escolar da Primeira República especificamente na Escola Normal de São Paulo no período de 1890 – 1930. Neste período vamos encontrar quatro agentes negros que, através de suas jornadas, elucidam a presença de negros na condição de alunos e docentes na instrução pública paulistana. As elites paulistanas elegeram, no final do século XIX, a imigração europeia como ferramenta elementar para São Paulo ter acesso à modernidade. Em consequência, o negro ficou a margem do projeto civilizatório na capital do café. No entanto, há um percentual do escol negro que faz o contraponto a esse estado de coisas exercendo militância não violenta, mas articulada por meio das franjas do discurso patriarcal e colonialista tendo como cúmplices alguns dos agentes da classe senhorial. Nesse pequeno grupo encontramos o Edmundo Malachias de Almeida Lisboa, Alfredo Machado Pedrosa, Benedicto Galvão e Virgínia Leone Bicudo. Os dados sobre estes agentes foram coletados através da revisão bibliográfica e pesquisa de campo em arquivos como o Centro de Referências em Educação Mario Covas, que proporcionou o acesso a alguns documentos inéditos. O suporte teórico revisado e utilizado foi alinhado à visão de mundo proposta pela História Cultural, produzido por pensadores como Michel Foucault (1979, 1987), Roger Chartier (1990), Michel de Certeau (1994), Pierre Bourdieu (2004) e Carlo Ginzburg (1989). À luz dos documentos e referências encontrados, discute-se, eugenia, patriarcalismo, feminismo, e como a subjetividade negra perpassa a militância negra de Virginia. A inovação reside na diminuição do silêncio em torno deste tema, na apresentação de documento inédito e na contribuição social ao elucidar subjetividades negras inviabilizadas.pt
dc.description.abstractThis thesis is dedicated to the analysis of the process of insertion of black students in the school environment of the First Republic, specifically in the Escola Normal de São Paulo in 1890-1930. In this period, we will find four black agents who, through their journeys, elucidate the presence of black people as students and teachers in public instruction in São Paulo. In the late nineteenth century, São Paulo's elites elected European immigration as an elementary tool for São Paulo to gain access to modernity. As a result, blacks were left on the sidelines of the civilization project in the coffee capital. However, there is a percentage of the black people that counteracts this state of affairs by exercising nonviolent militancy, articulated through the fringes of the patriarchal and colonialist discourse, having as accomplices some of the agents of the aristocratic class. In this small group we find Edmundo Malachias de Almeida Lisboa, Alfredo Machado Pedrosa, Benedicto Galvão and Virgínia Leone Bicudo. Data on these agents were collected through literature review and field research in archives such as the Mario Covas Education Reference Center, which provided access to some unpublished documents. The theoretical support revised and used was aligned with the worldview proposed by Cultural History, produced by thinkers such as Michel Foucault (1979, 1987), Roger Chartier (1990), Michel de Certeau (1994), Pierre Bourdieu (2004) and Carlo Ginzburg (1989). In light of the documents and references found, we discuss eugenics, patriarchy, feminism, and how black subjectivity permeates Virginia's black militancy. The innovation resides in the reduction of silence around this theme, in the presentation of an unpublished document and in the social contribution by elucidating unfeasible black subjectivities.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationSANTOS, José Veloso dos. Negros e negra vestem a toga da Escola Normal de São Paulo (1890 - 1930). 2021.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2021.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/215585
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectHistória da educaçãopt
dc.subjectNegropt
dc.subjectInstrução pública paulistanapt
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectBlacken
dc.subjectPublic instruction in São Pauloen
dc.subjectMilitânciapt
dc.subjectMilitancyen
dc.titleNegros e negra vestem a toga da Escola Normal de São Paulo (1890 - 1930)pt
dc.title.alternativeBlack students wear the toga of the São Paulo Normal School (1890 - 1930)en
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFilosofia e história da educação no Brasilpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_jv_dr_mar_sub.pdf
Tamanho:
5.1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.96 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: