Logotipo do repositório
 

Publicação:
A não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teórico

dc.contributor.advisorFerreira, Lilian Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Adriana
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-03-03T18:12:49Z
dc.date.available2023-03-03T18:12:49Z
dc.date.issued2022-01-23
dc.description.abstractA não participação feminina nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental ainda é um desafio recorrente no cenário educacional, com isso o objetivo deste trabalho foi investigar as problemáticas por trás da não participação das meninas nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e como isso fomenta a não participação destas durante as aulas. Este trabalho foi produzido por meio de uma revisão de literatura sistemática, de natureza qualitativa e descritiva. A partir dos dados identificados, a problemática investigativa foi organizada em cinco categorias de análise: 1) Questões biológicas: corpo, desenvolvimento e habilidades; 2) Bullying e Exclusão por parte dos meninos; 3) Aula Mista versus Aula Separada; 4) Contexto e cenário social; 5) O que causa a desmotivação das meninas? Concluímos que o principal fator desse processo de afastamento das meninas das aulas de educação física tem acento na dimensão sociocultural que vem, desde os primórdios da sociedade até os dias atuais, sendo construído com base na referência patriarcal, inibindo os direitos das mulheres, sobretudo de exposição e apropriação de seus corpos, o que também se revela nas aulas de educação física. Nossa expectativa, com tal denúncia, é que as ações de professores e professoras de educação física possam caminhar por outras trilhas que contribuam com a construção de cenários mais inclusivos para as meninas nas aulas.pt
dc.description.abstractFemale nonparticipation in physical education classes in the final years of elementary school is still a recurring challenge in the educational scenario, so the objective of this work was to investigate the problems behind the nonparticipation of girls i n Physical Education classes in the final years of elementary school. Elementary School and how this encourages their nonparticipation during classes. This work was produced through a systematic literature review, of a qualitative and descriptive nature. From the identified data, the investigative problem was organized into five categories of analysis: 1) Biological issues: body, development and skills; 2) Bullying and Exclusion by boys; 3) Mixed Class versus Separate Class; 4) Context and social setting; 5) What causes the demotivation of girls? We conclude that the main factor in this process of distancing girls from physical education classes has an emphasis on the sociocultural dimension that comes, from the beginning of society to the present day, bein g built based on the patriarchal reference, inhibiting women's rights, especially of exposure and appropriation of their bodies, which is also revealed in physical education classes. Our expectation, with such a complaint, is that the actions of physical e ducation teachers can walk along other paths that contribute to the construction of more inclusive scenarios for girls in their classesen
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/242302
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectParticipação femininapt
dc.subjectAulas de Educação Físicapt
dc.subjectGêneropt
dc.subjectMulherespt
dc.subjectAnos Finais do Ensino Fundamentalpt
dc.subjectFemale participationen
dc.subjectPhysical education classesen
dc.subjectGenderen
dc.subjectFinal Years of E lementary School.en
dc.titleA não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teóricopt
dc.title.alternativeFemale non participation in Physical Education classes final: a theoretical studyen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduateEducação Física - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
carvalho_a_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
401.43 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
carvalho_a_tcc_bauru-autorização.pdf
Tamanho:
204.12 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: