Publicação: Concepções pedagógicas da escola Bauhaus
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Autores
Orientador
Tuppy, Maria Isabel Nogueira 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Levando em conta o contexto histórico, artístico e filosófico da Alemanha no início do século XX, bem como as iniciativas que buscavam uma nova concepção no ensino de Artes, os objetivos deste trabalho referem-se à realização de um estudo das concepções pedagógicas e metodológicas que permearam a escola de artes Bauhaus desde sua fundação, em 1919, até sua dissolução, em 1933, partindo das concepções pedagógicas daqueles que estiveram, de alguma forma, relacionados à história da instituição. A escola Bauhaus teve sua origem na República de Weimar, Alemanha, em um contexto de descontentamento com o ensino vigente das artes que não mais cumpria sua função na formação dos artistas. Propunha, dessa forma, uma volta às técnicas artesanais, realizando uma síntese entre o ensino das artes aplicadas e das artes livres. Assim, vemos que a Bauhaus, no âmbito do ensino de Artes, pode ser considerada como uma das mais relevantes iniciativas, procurando contemplar, em seu ensino e metodologia, tanto a arte autônoma quanto as artes aplicadas, promovendo uma união entre a técnica e o potencial criativo inerente ao ser humano. Diante se sua trajetória e concepções pedagógicas, vindas daqueles que sobre ela exerceram influência, é possível perceber a marca deixada pela existência da Bauhaus no cenário artístico, social e educacional no período que precedeu a Segunda Guerra Mundial, preservando-se ainda nos dias atuais
Descrição
Palavras-chave
Bauhaus, Educação artística (Ensino fundamental), Arte e educação, Alemanha
Idioma
Português
Como citar
SCATOLIN, Juliana Fernandes. Concepções pedagógicas da escola Bauhaus. 2011. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.