Aprendizagem matemática na EJA com o uso da tecnologia
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Data
Orientador
Silva, Silvia Regina Vieira da 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) incorporadas à educação, diversifica e oportuniza melhorias para os processos de ensino e aprendizagem, por meio de diversas ferramentas e aplicações que estimulam e propiciam o desenvolvimento cognitivo e biopsicossocial nos diversos níveis e modalidades de ensino. As TDIC, em alguns sistemas e modalidades de ensino, possuem relevância a ponto de serem incorporadas ao currículo como conteúdos didáticos, de modo transversal ou também por meio da inserção de uma disciplina, como componente específico na matriz curricular. Tal situação é encontrada em municípios de uma microrregião do interior do Estado de São Paulo, nos quais a disciplina de tecnologia faz parte da matriz curricular do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em suas respectivas redes públicas municipais de ensino. Esta pesquisa, de mestrado profissional em Docência para Educação Básica, objetivou analisar o impacto da utilização e acesso de tecnologias digitais no processo de aprendizagem matemática, bem como investigar a percepção dos estudantes da EJA em relação a aprendizagem com o desenvolvimento do produto educacional GOTEJA – que avalia o quanto as tecnologias digitais influenciam na aprendizagem da EJA – e, por conseguinte, desenvolver a autonomia do aluno da EJA por meio de ferramentas digitais e sistemas operacionais do computador. Sua metodologia aborda uma pesquisa qualitativa que elenca as percepçoes e relações sociais desses estudantes. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com estudantes e professores da EJA. O presente estudo está estruturado em etapas: 1) Estudos teóricos e documentais; 2) Coleta de dados inicial com docentes de Informática, professores polivalentes das unidades de ensino e discentes; 3) Análise qualitativa dos dados; 4) Desenvolvimento da versão preliminar do Guia de Atividades Tecnológicas da EJA; 5) Avaliação da versão preliminar do material pelos docentes das unidades; 6) Aplicação do Guia de Atividades; 7) Desenvolvimento da versão final do Guia. Conclui-se que a proposta da pesquisa foi alcançada uma vez que foi elaborado um produto educacional voltado para ação tecnológica de aprendizagem, além de que as ações educativas também foram contempladas por meio do levantamento de habilidades da matemática presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Resumo (inglês)
Digital Information and Communication Technologies, incorporated into education, diversify and provide opportunities for improvements in teaching and learning processes through a variety of tools and applications that stimulate and foster cognitive and biopsychosocial development at various levels and modalities of education. In some educational systems and modalities, digital technologies are so relevant that they are incorporated into the curriculum as teaching content, either cross-curricularly or through the inclusion of a specific subject as a component of the curriculum. This situation is found in municipalities in a microregion in the interior of the state of São Paulo, where technology is part of the curriculum for Youth and Adult Education in their respective municipal public school systems. This professional master's degree in Basic Education Teaching aimed to analyze the impact of the use and access to digital technologies on the mathematical learning process, as well as to investigate the perceptions of Youth and Adult Education students regarding learning through the development of the educational product GOTEJA—which assesses the extent to which digital technologies influence learning—and, consequently, to develop student autonomy through digital tools and computer operating systems. Its methodology is a qualitative research that lists the perceptions and social relationships of these students. Data collection was conducted through questionnaires with Youth and Adult Education students and teachers. This study is structured in stages: 1) Theoretical and documentary studies; 2) Initial data collection with IT teachers, multidisciplinary teachers from the teaching units, and students; 3) Qualitative data analysis; 4) Development of a preliminary version of the Technological Activities Guide; 5) Evaluation of the preliminary version of the material by the unit teachers; 6) Application of the Activities Guide; 7) Development of the final version of the Guide. It is concluded that the research proposal was achieved since an educational product focused on technological learning action was developed, in addition to the fact that educational actions were also contemplated through the survey of mathematics skills present in the National Common Curricular Base.
Descrição
Palavras-chave
Educação de jovens e adultos, Matemática, Tecnologia, Youth and adult education, Mathematics, Technology
Idioma
Português
Citação
MAIETTO, Joyce Gasparino de Souza. Aprendizagem de matemática na EJA com uso de tecnologia. Orientadora: Silvia Regina Vieira da Silva. 2025. 179 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

