Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aplicação da gamificação para o ensino-aprendizagem no contexto de pré-cálculo no ensino superior

dc.contributor.advisorSouza, Rogéria Cristiane Gratão de [UNESP]
dc.contributor.authorGubolin, Julia Rodrigues
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-12-22T20:51:24Z
dc.date.available2022-12-22T20:51:24Z
dc.date.issued2022-12-13
dc.description.abstractOs índices de reprovação em disciplinas com conteúdos de matemática no ensino superior é grande e cresce todos os anos. Simultaneamente, a gamificação tem se mostrado uma ferramenta que auxilia os alunos e professores em diversos contextos e disciplinas, principalmente considerando que alunos de hoje aprendem de maneira diferente dos alunos de alguns anos atrás, indicando a necessidade de mudanças e inovações no campo educacional. Sendo assim, uma maneira de mitigar as dificuldades dos alunos do ensino superior em matemática é utilizar da gamificação para motivá-los e engajá-los, de forma a ensinar aspectos da matemática básica em um contexto de pré-cálculo. Portanto, por meio das carências identificadas nas soluções existentes atualmente e dos requisitos almejados para uma solução efetiva no ensino de matemática para alunos do ensino superior, foi criado um aplicativo mobile gamificado denominado CollegeMath. Para avaliar sua adequação, 34 alunos do ensino superior matriculados em disciplinas que envolvem conceitos matemáticos usaram o aplicativo por um período de 10 dias e responderam a um questionário online. Da análise das respostas, verifica-se que os alunos possuem dificuldades em matemática ministrada no ensino superior e acreditam que a gamificação poderia auxiliar na sua motivação aos estudos. Especificamente sobre o CollegeMath, observa-se que tais alunos consideraram a aplicação intuitiva e capaz de motivá-los, contribuindo para a compreensão dos conceitos de matemática básica abordados.pt
dc.description.abstractThe failure rates in subjects with mathematics content in higher education are high and growing annually. Simultaneously, gamification has proven to be a tool that helps students and teachers in different contexts and disciplines, especially considering that today's students learn differently from students a few years ago, indicating the need for changes and innovations in the educational field. Therefore, one way to mitigate the difficulties of higher education students in mathematics content is to use gamification to motivate and engage them, aiming to teach aspects of basic mathematics in a pre-calculus context. Therefore, through the deficiencies identified in the currently existing solutions and the desired requirements for an effective solution in teaching mathematics to higher education students, a gamified mobile application was created named CollegeMath. To assess its adequacy, 34 higher education students taking courses that contain mathematics used the CollegeMath for ten days and answered an online questionnaire. From the analysis of the answers, it was verified that the students have difficulties in mathematics in higher education and believe that gamification could help motivate them. Specifically, about CollegeMath, the students observed that the application is intuitive and able to motivate them, contributing to the understanding of mathematics concepts considered.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/238469
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSoftwarept
dc.subjectAplicativos móveispt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectGamificaçãopt
dc.subjectPré-cálculopt
dc.subjectMobile applicationen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectGamificationen
dc.subjectPrecalculusen
dc.titleAplicação da gamificação para o ensino-aprendizagem no contexto de pré-cálculo no ensino superiorpt
dc.title.alternativeApplication of gamification for teaching-learning in the context of pre-calculus in higher educationen
dc.title.alternativeAplicación de la gamificación para la enseñanza-aprendizaje en el contexto del precálculo en la educación superiores
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.undergraduateCiência da Computação - IBILCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gubolin_jr_tcc_sjrp.pdf
Tamanho:
1.13 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gubolin_jr_autorizacao_sjrp.pdf
Tamanho:
94.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: