Publicação:
Gestão da informação na cadeia produtiva do jornalismo impresso

dc.contributor.advisorJesus, Antônio Carlos de [UNESP]
dc.contributor.authorCicillini, Fernanda Maria [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:04Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:04Z
dc.date.issued2008-09-15
dc.description.abstractDelimitado pelo período denominado por Sociedade da Informação e sua implicação econômica, social e cultural em todos os setores da atividade humana, este trabalho discorre sobre a gestão da informação na cadeia produtiva do jornalismo impresso nas organizações localizadas no Centro do Estado de São Paulo. O mercado limitado exige a capacidade de se comunicar com a comunidade e de vender o produto. Nesse sentido, a gestão da informação, entendida como uma abordagem sistêmica de dimensões estratégicas e operacionais, com mecanismos de obtenção e utilização de pessoas, recursos tecnológicos, financeiros, materiais e físicos para o gerenciamento da informação e posteriormente para sua aplicação como insumo para as organizações, é um fator valioso e um aliado para a estruturação das empresas jornalísticas. Diante desse quadro, os processos de produção e interação com produtos midiáticos no novo suporte digital têm exigido soluções que apresentem inovações nos negócios, sobretudo no jornalismo impresso tradicional. A pesquisa, de caráter descritivo e qualitativo, se constituirá como um estudo de caso. O estudo de caso consiste em uma investigação detalhada de uma ou mais organizações ou grupos dentro de uma organização, com vistas a prover uma análise do contexto e dos processos envolvidos no fenômeno em estudo. Foram analisadas duas organizações: o jornal Bom Dia Bauru, que já nasceu no contexto da sociedade da informação e novas tecnologias e o Jornal da Cidade, fundado na década de 1967 e que passou por várias transformações tecnológicas e estruturais. Os jornais foram analisados considerando oito critérios sistêmicos de excelência de gestão desenvolvidos pela Fundação Nacional de Qualidade: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Pode-se observar...pt
dc.description.abstractThis work discusses the management of information in the productive chain of printed journalism in organizations located in the central part of the State of Sao Paulo, within the boundaries of the so called Information Society period and its economic, social and cultural implication in all sectors of human activity. Market limitations make the capacity of communicating with a community and selling a product a current demand. This way, the management of information, understood as a systemic approach with strategical and operational dimensions, with mechanisms of attainment and use of people and of technological, financial, material and physical resources for the information management and later on for its application as an asset for organizations, becomes a valuable factor and an ally for the framework of journalistic companies. Facing this concept, production processes and interaction with media products, within the new digital support available, have required innovative solutions in business, mainly in traditional printed journalism. This research, of descriptive character, will be held as a case study. The case study comprises a detailed investigation of one or more organizations, or groups within an organization, aiming to provide an analysis of the context and the processes involved in the studied phenomenon. Two organizations have been analyzed: the newspaper “Bom Dia Bauru”, which faced, since its birth, the context of the information society and new technologies, and the newspaper “Jornal da Cidade”, established in 1967 but which has gone through several technological and structural transformations. The periodicals had been analyzed considering the eight systemic criteria for Management Excellence developed by the National Quality Foundation: Leadership, Strategies and Plans, Customers, Society, Information and Knowledge, People, Processes, and Results. It may be observed ...(Complete abstract click electronic address below)en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent194 f. : il.
dc.identifier.aleph000565909
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.citationCICILLINI, Fernanda Maria. Gestão da informação na cadeia produtiva do jornalismo impresso. 2008. 194 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2008.
dc.identifier.filecicillini_fm_me_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89479
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectGestão do conhecimentopt
dc.subjectJornalismopt
dc.subjectGestão da informaçãopt
dc.subjectRotinas produtivaspt
dc.subjectInformation managementen
dc.subjectProductive routinesen
dc.subjectPrinted journalismen
dc.titleGestão da informação na cadeia produtiva do jornalismo impressopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
cicillini_fm_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.23 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format