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Aplicativo de realidade virtual em treinamentos de engenharia: estudo de caso sobre Lockout/Tagout

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Orientador

Alves, Carlos Antônio

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ilha Solteira - FEIS - Engenharia Elétrica

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A realidade virtual (RV) tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade atual, sendo aplicada desde visualizações de vídeos 360° e ambientes virtuais até em aplicações industriais complexas. Na engenharia, a RV desponta como uma aliada na criação de simulações em ambientes controlados e imersivos. Este trabalho explora o potencial da RV em treinamentos de engenharia elétrica, especificamente para os procedimentos de Lockout/Tagout (LOTO), buscando avaliar a eficácia, impacto e viabilidade dessa tecnologia no ambiente industrial. Por meio de um protótipo de treinamento desenvolvido com as ferramentas Unity, Blender 3D e Visual Studio Code, o projeto simula um treinamento prático de LOTO em um ambiente imersivo, utilizando o dispositivo Oculus Rift S conectado a um computador para o processamento da simulação. Essa alternativa visa solucionar a carência de experiência prática presente nos treinamentos tradicionais em sala de aula, reduzindo a necessidade de interrupções na linha de produção e aumentando o engajamento dos profissionais em um ambiente seguro e controlado. Os resultados apontam um cenário favorável para a implementação da realidade virtual rumo à Industria 5.0, embora existam desafios e limitações para serem superados.

Resumo (inglês)

Virtual reality (VR) has been increasingly present in today’s society, applied in various fields ranging from 360° videos and virtual environment visualization to complex industrial applications. In engineering, VR emerges as an ally in the creation of simulations within controlled and immersive environments. This study explores the potential of VR in electrical engineering training, specifically for Lockout/Tagout (LOTO) procedures, aiming to evaluate the effectiveness, impact, and feasibility of this technology in an industrial setting. Through a training prototype developed with Unity, Blender 3D, and Visual Studio Code, the project simulates a practical LOTO training session in an immersive environment using the Oculus Rift S device connected to a computer for simulation processing. This alternative seeks to address the lack of practical experience in traditional classroom training, reducing the need for production line interruptions while increasing professional engagement in a safe and controlled environment. The results indicate a favorable scenario for the implementation of Virtual Reality toward Industry 5.0, although challenges and limitations remain to be overcome.

Descrição

Palavras-chave

Treinamento industrial, Simulação, Instrumento de ensino, Unity, Unity

Idioma

Português

Citação

KAGUE, Gabriel Carvalho. Aplicativo de realidade virtual em treinamentos de engenharia: estudo de caso sobre Lockout/Tagout. Orientador: Carlos Antônio Alves. 2025. 66 f. : il. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Engenharia, lha Solteira, 2025

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