Aplicativo de realidade virtual em treinamentos de engenharia: estudo de caso sobre Lockout/Tagout
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Data
Autores
Orientador
Alves, Carlos Antônio 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ilha Solteira - FEIS - Engenharia Elétrica
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A realidade virtual (RV) tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade atual, sendo aplicada desde visualizações de vídeos 360° e ambientes virtuais até em aplicações industriais complexas. Na engenharia, a RV desponta como uma aliada na criação de simulações em ambientes controlados e imersivos. Este trabalho explora o potencial da RV em treinamentos de engenharia elétrica, especificamente para os procedimentos de Lockout/Tagout (LOTO), buscando avaliar a eficácia, impacto e viabilidade dessa tecnologia no ambiente industrial. Por meio de um protótipo de treinamento desenvolvido com as ferramentas Unity, Blender 3D e Visual Studio Code, o projeto simula um treinamento prático de LOTO em um ambiente imersivo, utilizando o dispositivo Oculus Rift S conectado a um computador para o processamento da simulação. Essa alternativa visa solucionar a carência de experiência prática presente nos treinamentos tradicionais em sala de aula, reduzindo a necessidade de interrupções na linha de produção e aumentando o engajamento dos profissionais em um ambiente seguro e controlado. Os resultados apontam um cenário favorável para a implementação da realidade virtual rumo à Industria 5.0, embora existam desafios e limitações para serem superados.
Resumo (inglês)
Virtual reality (VR) has been increasingly present in today’s society, applied in various fields ranging from 360° videos and virtual environment visualization to complex industrial applications. In engineering, VR emerges as an ally in the creation of simulations within controlled and immersive environments. This study explores the potential of VR in electrical engineering training, specifically for Lockout/Tagout (LOTO) procedures, aiming to evaluate the effectiveness, impact, and feasibility of this technology in an industrial setting. Through a training prototype developed with Unity, Blender 3D, and Visual Studio Code, the project simulates a practical LOTO training session in an immersive environment using the Oculus Rift S device connected to a computer for simulation processing. This alternative seeks to address the lack of practical experience in traditional classroom training, reducing the need for production line interruptions while increasing professional engagement in a safe and controlled environment. The results indicate a favorable scenario for the implementation of Virtual Reality toward Industry 5.0, although challenges and limitations remain to be overcome.
Descrição
Palavras-chave
Treinamento industrial, Simulação, Instrumento de ensino, Unity, Unity
Idioma
Português
Citação
KAGUE, Gabriel Carvalho. Aplicativo de realidade virtual em treinamentos de engenharia: estudo de caso sobre Lockout/Tagout. Orientador: Carlos Antônio Alves. 2025. 66 f. : il. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Engenharia, lha Solteira, 2025