Publicação:
A gamificação como recurso estratégico para interatividade entre mídias digitais e usuários

dc.contributor.advisorValente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]
dc.contributor.authorGrassi, Nicholas Bruggner [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-28T17:09:27Z
dc.date.available2016-03-28T17:09:27Z
dc.date.issued2016-02-18
dc.description.abstractA rápida ascensão da tecnologia e a transição para as mídias digitais trazem consigo certas dificuldades de adaptação. Essa “corrida digital” pode criar produtos com design confuso e que muitas vezes não agradam seu público-alvo. Nesse contexto, novas estratégias estão surgindo com o intuito de auxiliar essas mídias a serem mais colaborativas, interativas, intuitivas e divertidas. Um dos recursos que tem ganhado destaque é a gamificação, que propõe o uso de elementos de jogos em contextos não jogos. Esse trabalho tem como objetivo analisar a relevância da gamificação como estratégia para facilitar a interatividade entre os usuários e as mídias digitais, observando aplicações e fazendo uma pesquisa exploratória para identificar se os usuários de mídias digitais podem se beneficiar com o uso da gamificação. Para isso são apresentados os conceitos desse método: como aplicar, quando aplicar, além de sua história e origem nas mídias digitais e educação. Por último, este trabalho estuda alguns casos para identificar as técnicas de game design utilizadas com o intuito de facilitar a aplicação da gamificação nas mídias digitais, para que designers, professores ou qualquer desenvolvedor que opte pela gamificação como estratégia, entenda como aplicá-la de forma eficiente.pt
dc.description.abstractThe fast rise of technology and the transition to digital media brings with it several adaptation difficulties. This "digital rush" generally creates products with confusing design which usually do not please the general public. So, new strategies are emerging in order to assist these media to be more collaborative, interactive, intuitive and fun. One of the features that have gained prominence is gamification, which suggests the use of game elements in non-gaming circumstances. This work aims to analyze the relevance of gamification as a strategy to facilitate interactivity between users and digital media, noting applications and making an exploratory study to identify whether users of digital media can take advantage of gamification or not. Therefore, the general concepts of this method are: how to apply, when to apply, as well as its history and origin in digital media and education. Finally, this paper studies some cases to identify game design techniques used in order to facilitate the application of gamification in digital media so that designers , teachers or any developer who opt for gamification as a strategy, understand how to apply it efficiently.en
dc.identifier.aleph000872503
dc.identifier.capes33004056088P9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136424
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGamificaçãopt
dc.subjectGame Designpt
dc.subjectInteratividadept
dc.subjectJogospt
dc.subjectMídias Digitaispt
dc.subjectGamificationen
dc.subjectInteractivityen
dc.subjectGamesen
dc.subjectDigital mediaen
dc.titleA gamificação como recurso estratégico para interatividade entre mídias digitais e usuáriospt
dc.title.alternativeGamification as a strategic resource for interactivity between digital media and usersen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramTelevisão Digital: Informação e Conhecimento - FAACpt
unesp.knowledgeAreaTecnologia e televisão digitalpt
unesp.researchAreaTecnologias Midiáticaspt

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