Logotipo do repositório
 

Publicação:
Vozes paulistas: as práticas do canto coral em São Paulo e suas relações com políticas públicas para a cultura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Kerr, Dorotéa Machado

Coorientador

Pós-graduação

Música - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Neste trabalho aborda-se o contexto de algumas políticas para cultura no Brasil sob o ângulo dos circuitos culturais, locus privilegiado para sua realização, contemplando suas interações com as práticas do Canto Coral em São Paulo. Tem como principal objetivo caracterizar as diversas práticas do Canto Coral como um circuito cultural híbrido resultante de processos de construção e desconstrução de sentidos sócio-culturais ao longo do século XX. A partir do retrospecto histórico apresentado, e baseando-se em conceitos de Brunner (1987), Canclini (1997), Teixeira Coelho (2004), Hall (2004), Vargas (2009) e Furtado (2012) reflete-se sobre os cenários de realização cultural híbrida e suas características na pós-modernidade. Esse processo permitiu enquadrar o objeto de estudo nessa categoria, e assim apresentar algumas considerações sobre possíveis mecanismos de apoio e incentivo a seu desenvolvimento

Resumo (inglês)

This work covers the context of government policies for Culture in Brazil under the views of “Cultural Circuits”, privileged locations for these events, covering the interactions with Chorale practices in São Paulo. Its main objective is to characterize the different Chorale practices as a hybrid circuit resulting from socio-cultural construction and deconstruction processes along the 20th Century. From the presented historical retrospect and based on concepts from Brunner (1987), Canclini (1997), Teixeira Coelho (2004), Hall (2004), Vargas (2009), and Furtado (2012), the work examines scenarios for the hybrid cultural realization and its characteristics in post modernity. This process allowed the object under analysis to be clarified and led to conclusions on mechanisms for support and incentives aiming its development

Descrição

Palavras-chave

Canto coral - São Paulo (SP), Politicas publicas, Politica cultural, Cultura, Choir, Public policies, Cultural policy, Culture

Idioma

Português

Como citar

MOURA, Paulo Celso. Vozes paulistas: as práticas do canto coral em São Paulo e suas relações com políticas públicas para a cultura. 2012. 189 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação