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Programa Educacional Alfassilabando para o ensino da leitura e da escrita para escolares com dificuldades de aprendizagem: construção de itens e concordância entre juízes

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Orientador

Capellini, Simone Aparecida

Coorientador

Pós-graduação

Ciências da Saúde e Comunicação Humana - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Introdução: O número de escolares com problemas de alfabetização é crescente no cenário educacional Brasileiro e uma das causas possíveis para explicar este crescimento exponencial é a falta do uso de métodos de alfabetização que enfatizem o ensino do princípio alfabético e a notação ortográfica da Língua Portuguesa. Objetivos: Este estudo teve por objetivos construir os itens e critérios do Programa Educacional Alfassilabando para escolares do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I com dificuldades de aprendizagem e validar o conteúdo do Programa Educacional Alfassilabando por meio de consulta a especialistas. Material e método: Esta pesquisa foi desenvolvida em duas fases, sendo a fase 1 voltada à construção dos itens e dos critérios do Programa Educacional Alfassilabando para escolares do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I com dificuldades de aprendizagem. Para a elaboração do Programa Educacional Alfassilabando foi realizada a revisão na literatura, a qual utilizou como fonte de dados a literatura nacional e internacional para construção dos itens do programa para escolares do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I com dificuldades de aprendizagem.As bases de dados escolhidas para a pesquisa dos artigos científicos foram PubMed e Scielo, utilizando inicialmente a combinação das palavras-chave em Língua Inglesa “learning disabilities”, “literacy” and “children”, e em Língua Portuguesa “dificuldades de aprendizagem”, “alfabetização” e “crianças”. A coleta das informações compreendeu o período de dez anos, ou seja, de 2015 a 2025. A fase 2 desse estudo foi voltada para a validação de conteúdo do Programa Educacional Alfassilabando por meio de consulta a especialistas. Resultados: a construção de itens e critérios do Programa Educacional Alfassilabando para escolares do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I com dificuldades de aprendizagem foi possível por meio da revisão da literatura nacional e internacional, o que possibilitou a construção de um programa composto por 5 Módulos, com 18 atividades distribuídas em 4 encontros. A validação de conteúdo do Programa Educacional Alfassilabando por meio de consulta a especialistas revelou concordância moderada e pobre que apenas a realização do estudo piloto, poderá auxiliar na readequação das instruções e do número de estímulos nas atividades do programa elaborado. Conclusão: O Programa Alfassilabando poderá contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita por escolares com dificuldades de aprendizagem do 1º aos 3º anos do Ensino Fundamental I.

Resumo (inglês)

Introduction: The number of students with literacy problems is growing in the Brazilian educational landscape, and one possible explanation for this exponential growth is the lack of literacy methods that emphasize teaching the alphabetic principle and orthographic notation of the Portuguese language. Objectives: This study aimed to develop the items and criteria for the Alfassilabando Educational Program for students in grades 1-3 of Elementary School with learning difficulties and to validate its content through expert consultation. Materials and methods: This research was developed in two phases. Phase 1 focused on developing the items and criteria for the Alfassilabando Educational Program for students in grades 1-3 of Elementary School with learning difficulties. To develop the Alfassilabando Educational Program, a literature review was carried out, using national and international literature as a data source to construct the program items for students from the 1st to the 3rd grade of Elementary School I with learning difficulties. The databases chosen for the research of scientific articles were PubMed and Scielo, initially using the combination of the keywords in English "learning disabilities", "literacy" and "children", and in Portuguese "learning difficulties", "alfabetização" and "crianças". The data collection covered a ten-year period, that is, from 2015 to 2025. Phase 2 of this study was focused on validating the content of the Alfassilabando Educational Program through consultation with experts. Results: The development of items and criteria for the Alfassilabando Educational Program for students with learning disabilities in grades 1-3 of Elementary School I was possible through a review of national and international literature, which enabled the development of a program composed of five modules, with 18 activities distributed across four meetings. Content validation of the Alfassilabando Educational Program through expert consultation revealed moderate to poor agreement that only a pilot study could help in readjusting the instructions and the number of stimulation in the program's activities. Conclusion: The Alfassilabando Program can contribute to the development of reading and writing skills for students with learning disabilities in grades 1-3 of Elementary School I.

Descrição

Palavras-chave

Aprendizagem, Abordagem silábica, Ortografia e silabação, Alfabetização - Metodologia, Dificuldades de aprendizagem, Distúrbios da aprendizagem, Alfabetização, Learning, Syllabication, Literacy, Learning disabilities

Idioma

Português

Citação

COMASSIO, Patrícia Mendes. Programa Educacional Alfassilabando para o ensino da leitura e da escrita para escolares com dificuldades de aprendizagem: construção de itens e concordância entre juízes. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e da Comunicação Humana) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP),

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