Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais

dc.contributor.advisorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Ana Claudia Melito [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:44Z
dc.date.available2015-12-10T14:07:44Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractWe analyzed with this work the importance of using experiments in the classroom, especially the low-cost experiments for better learning of Physics, discussing the context where this discipline is inserted, which in general, has been presented to students in a traditional, mechanistic way. We worked with the electrostatic theme and low cost didactic experiments, focusing on the pizza electrophorus. About the handling of this experiment, we can see the surprise and curiosity in students, depending on how it is used in didactic activities in order to make it meaningful to the student. We discussed how the curiosity can be harnessed in the classroom, the types of curiosity according to Freire, how to overcome the curiosity to become epistemological, the physics involved in the experiment and the teacher's role in this contexten
dc.description.abstractAnalisamos com esse trabalho a importância de se utilizar experimentos em sala de aula, em especial os experimentos de baixo custo, para uma melhor aprendizagem de Física, discutindo o contexto em que essa disciplina esta inserida, que em geral, vem sendo apresentada aos estudantes de maneira tradicional e mecanicista. Trabalhamos com o tema eletrostática e com experimentos didáticos de baixo custo, tendo como foco o Eletróforo de pizza. Sobre a manipulação desse experimento, podemos perceber a surpresa e curiosidade nos alunos, dependendo de como o mesmo é utilizado em atividades didáticas, de forma a torná-lo significativo ao aluno. Discutimos como a curiosidade pode ser aproveitada em sala de aula, os tipos de curiosidade segundo Freire, como superar a curiosidade para se tornar epistemológica, a Física envolvida no experimento e o papel do professor nesse contextopt
dc.format.extent59 f.
dc.identifier.aleph000852989
dc.identifier.citationMARTINS, Ana Claudia Melito. O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais. 2014. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-21/000852989.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131818
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt
dc.subjectEletrostaticapt
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt
dc.titleO ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionaispt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.undergraduateFísica - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000852989.pdf
Tamanho:
1.51 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format