Logotipo do repositório
 

Publicação:
Projeto de software de pintura com acessibilidade

dc.contributor.advisorMachado, Erica Regina Marani Daruichi [UNESP]
dc.contributor.authorZanon Júnior, Marcos Rogerio
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-08-21T14:04:15Z
dc.date.available2023-08-21T14:04:15Z
dc.date.issued2023-07-10
dc.description.abstractDe acordo com Paradigma Social da Inclusão, vigente desde a década de 90, a deficiência não deve ser tratada como sinônimo de incapacidade e as instituições devem ser responsáveis pela criação de serviços e programas para atender a todos. Neste paradigma, a sociedade inclusiva é aquela que o conceito de acessibilidade é ampliado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos. Com relação a educação, a sociedade inclusiva deve fornecer estrutura física adequada, combater o preconceito, deve promover a comunicação e eliminar ou reduzir qualquer obstáculo para facilitar o acesso ao conteúdo curricular. Entretanto, um dos grandes desafios da Educação Especial no Brasil, principalmente para alunos com mobilidade reduzida nos membros superiores, amputados e paraplégicos, é a elaboração/implementação/aquisição de materiais didáticos com acessibilidade. Visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino infantil com deficiências motoras, neste trabalho é apresentado um projeto de software educativo de varredura automática com acessibilidade voltado para atividades de pintura. Um dos requisitos do projeto é o princípio da autonomia, no qual o programa deve proporcionar ao usuário a independência de terceiros para a utilização do software e realização das atividades.pt
dc.description.abstractAccording to the Social Inclusion Paradigm, in effect since the 1990s, disability should not be treated as synonymous with incapacity, and institutions should be responsible for creating services and programs to cater to everyone. In this paradigm, an inclusive society is one where the concept of accessibility is broadened with the aim of improving the quality of life for all. Regarding education, an inclusive society must provide appropriate physical infrastructure, combat prejudice, promote communication, and eliminate or reduce any obstacles to facilitate access to the curriculum. However, one of the major challenges of Special Education in Brazil, especially for students with reduced mobility in the upper limbs, amputees, and paraplegics, is the development/implementation/acquisition of didactic materials with accessibility.Aiming to contribute to the teaching and learning process of students in early education with motor disabilities, this work presents a project of an educational software with automatic scanning and accessibility focused on painting activities. One of the project’s requirements is the principle of autonomy, where the program must provide the user with independence from third parties for the use of the software and the completion of activities.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/250370
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.subjectEngenharia de softwarept
dc.subjectTecnologia assistivapt
dc.subjectLinguagem de programação Javapt
dc.subjectDesenvolvimento de projetospt
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subjectJava programming languageen
dc.subjectProject developmenten
dc.titleProjeto de software de pintura com acessibilidadept
dc.title.alternativePainting software project with accessibilityen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.undergraduateEngenharia Mecânica - FEISpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
zanon_junior_mr_tcc_ilha.pdf
Tamanho:
2.33 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
zanon_junior_mr_autorizacao_ilha.pdf
Tamanho:
592.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: