Logo do repositório

Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Xavier, Juarez Tadeu de Paula

Coorientador

Pós-graduação

Mídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Vivencia-se uma sociedade delineada por sistemas de poder, como o racismo e o capacitismo, que são retroalimentados pela necropolítica. Por estar presente em toda a sociedade, a política da morte também atinge espaços pedagógicos, como a escola, que deveria formar cada indivíduo em seus aspectos culturais, sociais e cognitivos. Contudo, a necropolítica dentro desses espaços, denominada necroeducação, obstrui o acesso, o ensino e a permanência de populações marginalizadas, como a negra e com deficiência. Sendo assim, o presente trabalho busca investigar o processo de formação educacional básica dos grupos mencionados, bem como apontar políticas públicas, estratégias tecnológicas e midiáticas que possam ampliar as possibilidades de inclusão educacional. Para tanto, desenvolveu-se um estudo etnográfico em uma Escola de Ensino Fundamental na periferia de São Vicente - SP, em que se buscou observar os processos, as pessoas, sobretudo os calungas (educandos nascidos em São Vicente), as plataformas e os protocolos dos sujeitos envolvidos e da instituição. Diante disso, as tecnologias mundanas apresentam-se como mecanismos de enfrentamento da necroeducação, pois promovem a educação interseccional e para a diversidade, que é obrigatoriamente inclusiva.

Resumo (inglês)

Society is shaped by power systems such as racism and ableism, which are reinforced by necropolitics. As it permeates all levels of society, the politics of death also affects educational spaces like schools, which should foster the development of individuals in their cultural, social, and cognitive aspects. However, necropolitics within these spaces, known as necroeducation, hinders access, teaching, and the presence of marginalized populations, such as Black individuals and those with disabilities. Therefore, this study aims to investigate the process of basic educational formation for the mentioned groups and propose public policies, technological strategies, and media approaches that can enhance educational inclusion opportunities. To achieve this, an ethnographic study was conducted in an elementary school located in the outskirts of São Vicente, SP, on what the processes, individuals, particularly the "calungas" (students born in São Vicente), platforms, and protocols of the subjects involved and the institution itself were observed. In light of this, everyday technologies emerge as mechanisms to confront necroeducation, as they promote intersectional and diversity-focused education that is inherently inclusive

Descrição

Palavras-chave

Necroeducação, Educação Inclusiva, Diversidade, Tecnologias Mundanas

Idioma

Português

Citação

LOPES, Débora Martins. Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas, 2023. 257 p. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Deisgn, Universidade Estadual Paulista, 2023.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
FAAC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação