Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas
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Data
Autores
Orientador
Xavier, Juarez Tadeu de Paula 

Coorientador
Pós-graduação
Mídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Vivencia-se uma sociedade delineada por sistemas de poder, como o racismo e o capacitismo,
que são retroalimentados pela necropolítica. Por estar presente em toda a sociedade, a política
da morte também atinge espaços pedagógicos, como a escola, que deveria formar cada
indivíduo em seus aspectos culturais, sociais e cognitivos. Contudo, a necropolítica dentro
desses espaços, denominada necroeducação, obstrui o acesso, o ensino e a permanência de
populações marginalizadas, como a negra e com deficiência. Sendo assim, o presente trabalho
busca investigar o processo de formação educacional básica dos grupos mencionados, bem
como apontar políticas públicas, estratégias tecnológicas e midiáticas que possam ampliar as
possibilidades de inclusão educacional. Para tanto, desenvolveu-se um estudo etnográfico em
uma Escola de Ensino Fundamental na periferia de São Vicente - SP, em que se buscou
observar os processos, as pessoas, sobretudo os calungas (educandos nascidos em São
Vicente), as plataformas e os protocolos dos sujeitos envolvidos e da instituição. Diante disso,
as tecnologias mundanas apresentam-se como mecanismos de enfrentamento da
necroeducação, pois promovem a educação interseccional e para a diversidade, que é
obrigatoriamente inclusiva.
Resumo (inglês)
Society is shaped by power systems such as racism and ableism, which are reinforced by
necropolitics. As it permeates all levels of society, the politics of death also affects
educational spaces like schools, which should foster the development of individuals in their
cultural, social, and cognitive aspects. However, necropolitics within these spaces, known as
necroeducation, hinders access, teaching, and the presence of marginalized populations, such
as Black individuals and those with disabilities. Therefore, this study aims to investigate the
process of basic educational formation for the mentioned groups and propose public policies,
technological strategies, and media approaches that can enhance educational inclusion
opportunities. To achieve this, an ethnographic study was conducted in an elementary school
located in the outskirts of São Vicente, SP, on what the processes, individuals, particularly the
"calungas" (students born in São Vicente), platforms, and protocols of the subjects involved
and the institution itself were observed. In light of this, everyday technologies emerge as
mechanisms to confront necroeducation, as they promote intersectional and diversity-focused
education that is inherently inclusive
Descrição
Palavras-chave
Necroeducação, Educação Inclusiva, Diversidade, Tecnologias Mundanas
Idioma
Português
Citação
LOPES, Débora Martins. Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas, 2023. 257 p. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Deisgn, Universidade Estadual Paulista, 2023.

