Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formar professores de matemática no estado do Maranhão, Brasil: aspectos historiográficos

dc.contributor.authorFernandes, Déa Nunes
dc.contributor.authorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
dc.contributor.institutionInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:29Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:29Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis paper intends to sketch some historical remarks on the formation of math teachers in undergraduate courses in Maranhão State, Brazil, since the 60’s, the decade in which the first of these courses was created. Its methodological approach is given by Oral History and, in order to collect data, some professors and students were interviewed. Such teachers are those responsible for the projects – and its implementation – of the first three undergraduate courses in Maranhão, and the students are part of the first team formed by them in those institutions.en
dc.description.abstractO texto apresenta aspectos historiográficos relativos à formação de professores de Matemática em cursos superiores do estado do Maranhão, num período que tem como marco inicial a implantação, na década de 1960, da primeira Licenciatura Plena em Matemática no estado. Seguindo os parâmetros da História Oral, foram entrevistados professores de três instituições públicas de ensino superior do estado que trabalharam como docentes quando da implantação e/ou da elaboração dos projetos dos primeiros cursos de Licenciatura Plena em Matemática e alunos da primeira turma neles graduada.pt
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Departamento de Matemática
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.format.extent42-47
dc.identifierhttp://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/246
dc.identifier.citationRESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 20, n. 23, p. 42-47, 2012.
dc.identifier.issn2178-3284
dc.identifier.lattes1537244455059039
dc.identifier.lattes5089072868644414
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135040
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectMath teachers formationen
dc.subjectMaranhão Stateen
dc.subjectBrazilen
dc.subjectOral historyen
dc.subjectFormação de professores de matemáticapt
dc.subjectEstado do Maranhãopt
dc.subjectHistória oralpt
dc.titleFormar professores de matemática no estado do Maranhão, Brasil: aspectos historiográficospt
dc.title.alternativeMath teachers formation in Maranhão State, Brazil: some remarks on historiographyen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1537244455059039
unesp.author.lattes5089072868644414[2]
unesp.author.orcid0000-0003-0750-8483[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentMatemática - FCpt

Arquivos