Logotipo do repositório
 

Publicação:
Processos de revisão e reescritura em textos narrativos de alunos de quinta série do ensino fundamental

dc.contributor.advisorFernandes, Sílvia Dinucci [UNESP]
dc.contributor.authorGrande, Érica Maio Taveira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:42Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:42Z
dc.date.issued2006-04-12
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa tem como tema a influência do processo de reescritura no desenvolvimento lingüístico-textual dos alunos, assunto que já foi bastante desenvolvido na área de ensino de língua. A atividade de reescritura é defendida como um meio de se potencializar o aprendizado em redação, porém muitas críticas são feitas ao modo como os professores a utilizam, geralmente limitando o trabalho aos aspectos formais do texto. A literatura defende que, para se obter resultados mais significativos e ultrapassar os aspectos formais, a reescritura deve estar inserida em um contexto significativo. Realizamos um estudo empírico, em sala de aula, para acompanhar o trabalho dos alunos na reescritura de textos e analisar a relação entre o desenvolvimento lingüístico-textual (sob uma perspectiva psicolingüítica), a reescritura e os aspectos macro e microestruturais do texto. Além disso procuramos analisar como o tipo de revisão pode direcionar o processo de reescritura. Abordamos desse modo um objeto complexo que envolve diferentes aspectos presentes no contexto do ensino de língua.pt
dc.description.abstractThe theme of the present research is the rewriting process in the linguistics-textual development of students, subject that has already been much development in the area of the language teaching. The rewrinting activity is defined as a mean of strengthening the learning in wrinting, although many critics are made regarding the way how the teachers use it, generally limiting the work within the formal aspects of the text. The literature defends that, in order to obtain more effective results and suspass the formal aspects, the rewriting have to be inserted in a significative context. We carried out an empirical study within the classroom to follow the work of students on the rewriting of texts and to analyze the relationship between the linguistics-textual development (under a psycholinguistic perspective) and the rewriting of macro and micro structural aspects of the text. Furthermore, we looked for to analyze how the revision type can lead the rewriting process. In this way, we approached a complex object that involves different aspects that are present in the context of the language teaching.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent295 f.
dc.identifier.aleph000463862
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.citationGRANDE, Érica Maio Taveira. Processos de revisão e reescritura em textos narrativos de alunos de quinta série do ensino fundamental. 2006. 295 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.
dc.identifier.filegrande_emt_dr_arafcl.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102075
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensinopt
dc.subjectRedação - Ensino de primeiro graupt
dc.subjectLinguística textualpt
dc.subjectLinguistics-textual - Rewriting processen
dc.titleProcessos de revisão e reescritura em textos narrativos de alunos de quinta série do ensino fundamentalpt
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de línguapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
grande_emt_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
1.85 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format