Publicação: Realidade Virtual e Aumentada no ensino e aprendizagem da prática da locação de edificações: desenvolvimento de uma aplicação para o ensino
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Data
2023-01-26
Orientador
Freitas, Marcia Regina de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Civil - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Indústria 4.0 segue estimulando o avanço tecnológico na busca pela diminuição da atuação do ser humano em tarefas repetitivas, modificando as áreas de atuação dos esforços humanos. O desenvolvimento de tecnologias como a Internet das coisas, a Inteligência Artificial, Análise de Big Data, Quick Response Code (QR code), Realidade Virtual e Realidade Aumentada também impactam os setores de Ensino e da Construção Civil, possibilitando a reprodução de atividades práticas de acordo com a necessidade, além de evitar o desperdício de materiais e a necessidade de locomoção para obras. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e utilização de ferramentas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada para o ensino prático a respeito de locação de obras e o teste desta aplicação com estudantes da graduação do curso de Engenharia Civil. Por se tratar do desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta para auxiliar na realização de atividades práticas, juntamente com a avaliação dos estudantes a respeito de seus benefícios no âmbito da aprendizagem, o método adotado para essa pesquisa pode ser definido com quantitativo descritivo. Pôde-se evidenciar com o presente trabalho que a utilização de ferramentas de Realidade Virtual e Aumentada apresentam-se benéficas no âmbito educacional: 15% dos alunos deu nota máxima para seu conhecimento do tema locação de obras antes da aplicação da ferramenta desenvolvida e após a sua aplicação, o mesmo índice cresceu para 42%.
Resumo (português)
"Industry 4.0" continues to stimulate technological advances in the task to reduce human activity in repetitive tasks, modifying the areas of human effort. The development of technologies such as the internet of things, artificial intelligence, Big Data Analysis, Quick Response Code (QR code), Virtual Reality, and Augmented Reality also impact the Education and Civil Construction sectors, enabling the unlimited reproduction of practical activities, in addition, the wasting material or commuting to construction sites are not necessarily fundamental. The objective of this work was the development and apply Virtual Reality and Augmented Reality as tools for practical teaching regarding the building layout and testing this application with undergraduate students of the Civil Engineering course, collecting perceptions to understand its benefits in the context of learning. The method adopted for this research can be defined as descriptive quantitative. It could be evidenced by present work that the use of Virtual and Augmented Reality tools are beneficial in the educational scope: 15% of the students gave the maximum score for their knowledge of building layout theme before applying the tool developed and after that, the same index grew to 42%.
Descrição
Idioma
Português